2014-06-05

Brazão de armas do N.T.M. CREOULA

O Navio de Treino de Mar CREOULA tem brazão de armas próprio desde o final de 2013, com as duas versões aqui apresentadas:


DESCRIÇÃO HERÁLDICA – Escudo de azul com dois bacalhaus de prata adossados, em chefe duas cordas formando um nó direito. Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel ondulado de prata com a legenda em letras negras maiúsculas, tipo elzevir, «N.T.M. CREOULA».
SIMBOLOGIA – O azul simboliza a confiança, a lealdade e a perseverança, enquanto a prata é sinónimo de firmeza, humildade e obediência. Os bacalhaus aludem ao passado histórico do navio enquanto bacalhoeiro (1937-1973) e o nó direito traduz o espírito de entreajuda, amizade e camaradagem que os jovens desenvolvem quando embarcam no NTM Creoula, assim como a instrução, a arte de marinheiro e as noções de marinharia que lhes são ministradas a bordo. O nó direito simboliza igualmente a ligação que, através do NTM Creoula, se estabelece entre a Marinha e a sociedade civil.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: