2008-02-28

Lugre ARGUS em Belém


Fotografia do Tejo tirada a 10 de Abril de 1969 vendo-se o lugre ARGUS da Parceria Geral de Pescarias carregado e preparado para a campanha.
O navio está fundeado em frente a Belém, onde se fazia a concentração final da frota bacalhoeira para as cerimónias de benção e despedida, ritual repetido todos os anos.
Texto de L. M. Correia. Fotografia da colecção de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2008-02-06

CREOULA EM 1983

A minha primeira fotografia do CREOULA tirada a 30-01-1983, atracado ao cais do gás, no extremo nascente do cais de Santos, durante a primeira fase da transformação de bacalhoeiro para navio de treino de mar. Os mastros já se encontram reconstruídos com novos mastareus de aço. Repare-se que na fotografia o navio estava muito leve. Da adaptação às funções de treino de mar fez parte depois a instalação de lastro fixo.
O CREOULA foi depois para Alhandra e esteve atracado em diversos cais do porto de Lisboa, nomeadamente a doca de Alcântara, antes de ser entregue à Marinha de Guerra a 1 de Junho de 1987.
Quando esta fotografia foi tirada o navio era comandado pelo Capitão da Marinha Mercante António Marques da Silva, que em simultâneo dava aulas práticas de Marinharia na Escola Náutica Infante D. Henrique, em Paço de Arcos. Foi o meu melhor professor de todos os que conheci por lá: tinha grande conhecimento dos assuntos e sabia transmitir esses conhecimentos aos alunos com uma simpatia natural invulgar. Muitas vezes dava aulas práticas no CREOULA, por onde passei nesta época.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2008-02-05

CREOULA durante a transformação em NTM

Ao contrário da construção do CREOULA, que foi realizada em 1937 em tempo "record", a adaptação a navio de treino de mar foi muito demorada, decorrendo quase sete anos entre o início dos trabalhos e a entrega do navio à Marinha.
Um dos factores associado a essa demora excessiva foi a falência do estaleiro Parry & Son, a quem foi adjudicada a transformação.
A fotografia que se apresenta foi efectuada a 11 de Maio de 1984, dias depois de o navio ter sido entregue à Direcção Geral das Pescas inacabado. O CREOULA esteve algum tempo imobilizado na Doca de Alcântara até seguir para Alverca em 1985, onde se construiram os alojamentos dos instruendos.
Note-se que esta imagem não apresenta ainda as vigias a meio navio que depois foram abertas.
Independentemente da morosidade de todo este processo, a recuperação do CREOULA por parte do Estado foi um acto muito meritório, sendo igualmente de realçar a opção correcta de entregar o navio à Marinha, que ao longo destes 20 anos tem sabido acarinhar de forma particular o antigro lugre bacalhoeiro, proporcionando-lhe uma vida digna e prestigiando as tradições marítimas e o nome de Portugal.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

CREOULA NO FUNCHAL a 7-04-1988

Bonita fotografia do CREOULA largando do porto do Funchal a 7 de Abril de 1988 numa das primeiras visitas à Madeira após transformação em Navio de Treino de Mar.
Desde que foi entregue à Marinha em 1 de Junho de 1987, o CREOULA já proporcionou experiência de mar a cerca de 20.000 instruendos civis, na sua maioria portugueses.
Texto de Luís Miguel Correia. Fotografia da colecção L.M.Correia (negativo cedido por Luís Filipe Jardim, que foi o autor da foto). Direitos reservados (copyright)

2008-02-04

CREOULA EM MODO DE INVERNO





Desde os tempos da pesca do bacalhau, entre 1937 e 1973, que o Lugre CREOULA passa o Inverno imobilizado no Tejo.
Quando pertencia à Parceria Geral de Pescarias o período entre campanhas era passado amarrado às bóias no rio Coina, em frente à Azinheira Velha.
Desde que cumpre a nobre missão de divulgar o Mar Português entre a população civil, com destaque para os jovens, como Navio de Treino operado pela Marinha Portuguesa, o NTM CREOULA passa os meses de Inverno atracado a um dos cais da Base Naval de Lisboa, no Alfeite, onde o navio se encontra actualmente.
Por amável convite do Comando do CREOULA visitámos o navio no passado dia 1 de Fevereiro e aqui deixamos diversos testemunhos fotográficos: o CREOULA em período de descanso e preparação para nova série de viagens programadas para 2008.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)