2008-02-06

CREOULA EM 1983

A minha primeira fotografia do CREOULA tirada a 30-01-1983, atracado ao cais do gás, no extremo nascente do cais de Santos, durante a primeira fase da transformação de bacalhoeiro para navio de treino de mar. Os mastros já se encontram reconstruídos com novos mastareus de aço. Repare-se que na fotografia o navio estava muito leve. Da adaptação às funções de treino de mar fez parte depois a instalação de lastro fixo.
O CREOULA foi depois para Alhandra e esteve atracado em diversos cais do porto de Lisboa, nomeadamente a doca de Alcântara, antes de ser entregue à Marinha de Guerra a 1 de Junho de 1987.
Quando esta fotografia foi tirada o navio era comandado pelo Capitão da Marinha Mercante António Marques da Silva, que em simultâneo dava aulas práticas de Marinharia na Escola Náutica Infante D. Henrique, em Paço de Arcos. Foi o meu melhor professor de todos os que conheci por lá: tinha grande conhecimento dos assuntos e sabia transmitir esses conhecimentos aos alunos com uma simpatia natural invulgar. Muitas vezes dava aulas práticas no CREOULA, por onde passei nesta época.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

Sem comentários: