2012-08-07

Três CREOULAS em Aveiro

Pela primeira vez desde a campanha de pesca do bacalhau de 1970, os três lugres portugueses da classe CREOULA estiveram juntos num mesmo cais: o do porto comercial de Aveiro, que serviu de palco à concentração de grandes veleiros e navios de treino de mar que deu corpo ao ÍLHAVO SEA FESTIVAL.
Os navios gémeos CREOULA e SANTA MARIA MANUELA entraram juntos em Aveiro na manhã de 3 de Agosto procedentes de Cádis atracando pela proa do antigo ARGUS de 1939, resgatado na ilha de Aruba pela empresa Pascoal, e que aguarda reconstrução e regresso ao registo português. 
O CREOULA e o seu irmão gémeo SANTA MARIA MANUELA foram construídos em Lisboa em 1936-37 para a Parceria Geral de Pescarias e Empresa de Pesca de Viana enquanto o ARGUS foi construído na Holanda em 1938-39 para a Parceria, que o vendeu em 1974 a interesses canadianos. Revendido a americanos, foi transformado para cruzeiros turísticos nas Caraíbas com o nome POLYNESIA, o que lhe permitiu resistir aos anos e navegar até ter sido resgatado novamente por interesses portugueses. 
Os dias 3, 4 e 5 de Agosto de 2012 ficam pois na história dos navios e do mar portugueses. Foi um sonho tornado realidade poder observar os três lugres no mesmo cais, o que aumenta o nosso desejo de que num futuro não muito afastado seja possível registar aqui a notícia da inauguração do ARGUS renovado. Entretanto, o ARGUS foi salvo de uma destruição muito provável, o SANTA MARIA MANUELA está a navegar em excelentes condições e tornou-se num navio magnífico e o nosso veterano CREOULA continua a sua ilustre carreira de navio de treino de mar iniciada há 25 anos, que tão bons resultados tem proporcionado. 
Espero ainda um dia poder ver os três navios no mar novamente...









Enquanto esse dia não chega, ficamos com a alma cheia de imagens dos três CREOULAS em Aveiro. Fotografias tiradas a 4 e 5 de Agosto último. Três belos navios, três expressões do melhor que o mar português significa para nós. Um mar a conjugar no presente e no futuro feito de homens e navios. Um obrigado sentido a todos os que com muito trabalho se empenharam para proporcionar este encontro inesquecível. Vivam os CREOULAS, viva a Pascoal, viva a Marinha, viva Portugal. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: