2012-08-04

CREOULA de visita a Aveiro


O Navio de Treino de Mar Creoula estará presente de 03 a 05 de Agosto de 2012, em Aveiro  no âmbito do Ílhavo Sea Festival 2012.
Neste período o Creoula estará aberto a visitas ao público no Porto de Aveiro, Terminal norte da Gafanha da Nazaré nos seguintes dias e horários:
Dia 03, sexta-feira, das 10h00 às 15h00;
Dia 04, sábado, das 10h00 às 21h00;
Dia 05, domingo, das 10h00 e as 16h00.
Ílhavo Sea Festival 2012 / No ano em que se comemoram os 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, que se associa ao 75.º aniversário do Creoula, do Santa Maria Manuela e da Sagres, a Câmara Municipal de Ílhavo vai realizar, entre os dias 3 e 6 de agosto, o Ílhavo Sea Festival 2012, que integra um conjunto vasto de ações de índole cultural e desportiva e que conta com a presença de alguns dos mais belos veleiros do Mundo. Esta iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ílhavo, que conta com o apoio e a colaboração de diversas entidades, vai acolher no Terminal Norte na Gafanha da Nazaré veleiros tão deslumbrantes como os navios Creoula, Santa Maria Manuela e Argus, reunindo assim 34 anos depois a mundialmente conhecida Frota Branca Portuguesa, bem como o Mir, o Alexander von Humboldt II, Dar Mlodziezy, Pelican of London, Guayas; Fryderiyk Chopin, Zawisza Czarny, Johanna Lucretia e Maybe, entre outros.
O Navio de Treino de Mar “CREOULA” / O Navio de Treino de Mar (NTM) “Creoula” é um grande veleiro com 67,4 metros de comprimento, 4 mastros e armação em lugre, construído, em 1937. Navega há 75 anos, sempre com a Bandeira de Portugal.
Em 1987, o Creoula foi transferido para o Ministério da Defesa Nacional, tendo iniciado as missões como Navio de Treino de Mar, sob operação da Marinha, tendo sido nomeado como seu primeiro Comandante o Capitão-de-mar-e-guerra João Manuel Velho da Silva Dias.
O Creoula cumpre atualmente 25 anos ao serviço de Portugal como navio de treino de mar, com a missão de proporcionar a prática marítima quer a candidatos a profissionais do mar, quer a instruendos de treino de mar, quer ainda à preparação da juventude em geral, no desígnio de levar os cidadãos portugueses a conhecer melhor o mar e a terem consciência da importância estratégica que este confere a Portugal, em todas as suas vertentes: social; económica; ambiental; transporte marítimo; desportiva, industrial; turística, energética, bem como na componente de segurança e defesa.
Desde 1987 até 2011, ao longo de mais de 20.000 horas de navegação e mais de 100.000 milhas percorridas, o “Creoula” embarcou mais de 15.000 cidadãos, que, através desta experiência, ficaram com uma maior perceção da dimensão e importância do Mar para Portugal, nas mais diversas vertentes.
O NTM “Creoula” é comandado pelo Capitão-de-fragata Nuno Maria d’Orey Roquette Cornélio da Silva e conta para esta missão com uma guarnição de 43 militares (06 Oficiais, 03 aspirantes a Oficial, 06 Sargentos e 28 Praças).
Imagens / images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: