2012-02-04

ESTALEIRO DO PORTO DE LISBOA

O assentamento da quilha do CREOULA e do seu irmão gémeo SANTA MARIA MANUELA, ocorrido a 3 de Fevereiro, foi noticiado na edição de 5 de Fevereiro de 1937 do Jornal do Comércio com uma pequeníssima mas curiosa peça com 12 linhas intitulada ESTALEIRO DO PORTO DE LISBOA:
"Começou ontem no estaleiro da Administração Geral do Porto de Lisboa a construção de dois navios-motores que se destinam à pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova e da Islândia. Trata-se de navios com casco de ferro e propulsão mista mecânica e à vela.
Este acontecimento de grande importância económica, social e política presta-se a tirar dele consequências capazes de nos orgulharem em parte e completamente nos satisfazerem."
Apesar da originalidade óbvia, a notícia não é exacta: os navios destinavam-se à pesca na Terra Nova e Gronelândia e os cascos respectivos eram de aço "Siemens", e não de ferro. Três quartos de século mais tarde, o CREOULA e o seu irmão continuam a a ser uma fonte de orgulho e a satisfazerem honrosamente missões de redescoberta do Mar Português. A pesca há muito que deu lugar ao treino de mar e ao apoio à investigação científica, e ambos os navios são referências no mundo dos grandes veleiros.
A primeira das fotografias foi tirada de bordo da SAGRES a 3 de Fevereiro de 2012; a segunda mostra o local das antigas carreiras de construção do estaleiro da Rocha, onde há 75 anos se iniciaram as construções dos lugres CREOULA e SANTA MARIA MANUELA. As carreiras foram desmontadas h]a alguns anos depois de se ter deixado de construir navios naquele estaleiro, aberto em 1899 e ainda utilizado, para reparação naval.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: