2011-06-25

CREOULA: saída de Lisboa a 16-06-2011

Exactamente às 18H30 o NTM CREOULA inicia a manobra de largada do cais da Base Naval de Lisboa para mais uma missão.
Desta vez a natureza da viagem é científica e os habituais instruendos deram lugar a uma tripulação de cientistas e investigadores, incluindo veteranos e amigos do CREOULA com vários embarques anteriores no navio.
A largada decorre com suavidade e em minutos navega-se no canal do Alfeite aproando ao Mar da Palha. Dois apitos anunciam mudança de direcção, guinando a BB e rapidamente a Praça do Comércio fica-nos pela popa. Diversos cacilheiros aproximam-se, como que a saudar a popa branca e elegante do velho lugre e pelas 19H12 o navio passa sob a ponte.
A cidade e o porto de Lisboa vão-se afastando ao mesmo tempo que se começa a içar pano. A barra do Tejo é transposta pelas 19H55. O mar está calmo e a baía de Cascais dá lugar ao Atlântico Nordeste, o Cabo Raso por EB e a Roca cada vez mais próxima.
Desde 1937 que o CREOULA repete o ritual de largada do Tejo. A pesca deu lugar ao treino de mar e à oceanografia, sempre com a bandeira de Portugal à popa...





Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: