2011-06-25

CREOULA ao serviço do Mar Português

A Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM), no âmbito do programa M@rBis (Marine Biodiversity Information System), irá realizar nas ilhas Desertas, Porto Santo e ilhéus das Formigas a Campanha “EMAM/PEPC_M@rBis/2011” em co-organização com o Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal, Direcção Regional dos Assuntos do Mar do Governo dos Açores e Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.
Objectivo Campanha EMAM/PEPC_M@rBis/2011
A campanha EMAM/PEPC_M@rBis/2011 tem como objectivo principal a inventariação e caracterização das espécies e cartografia de habitats nas ilhas Desertas, Porto Santo e ilhéus das Formigas.

Descrição da Campanha
A equipa M@rBis, em conjunto com uma equipa de investigadores marinhos, mergulhadores e especialistas na identificação da flora e fauna marinhas, pertencentes à comunidade científica portuguesa, pretende amostrar e identificar os valores da biodiversidade existentes nas ilhas Desertas, Porto Santo e ilhéus das Formigas.
 Os dados recolhidos serão carregados em tempo real no sistema M@rBis (Marine Biodiversity Information System), permitindo, desta forma, obter a cartografia da biodiversidade marinha presente nestas áreas alvo.

A Campanha EMAM/PEPC_M@rBis/2011 irá decorrer entre os dias 15 de Junho e 25 de Julho deste ano, com o seguinte calendário provisório:
Partidas         
Data    Hora    Local
16 Junho 2011 – 18:30 Saída de Lisboa (Alfeite) para o Porto (Leixões)
19 Junho 2011 – 10:00 Saída de Porto (Leixões) para Funchal
24 Junho 2011 – 08:00 Saída do Funchal para as Desertas
02 Julho 2011 – 23:00 Saída das Desertas para o Funchal
03 Julho 2011 – 23:00 Saída do Funchal para o Porto Santo
08 Julho 2011 – 23:00 Saída do Porto Santo para Funchal
09 Julho 2011 – 15:00 Saída do Funchal para São Miguel - Ponta Delgada
14 Julho 2011 – 22:00 Saída de São Miguel - Ponta Delgada para as Formigas
17 Julho 2011 – 22:00 Saída das Formigas para São Miguel - Ponta Delgada
19 Julho 2011 – 07:00 Saída de São Miguel - Ponta Delgada para Lisboa (Alfeite)
25 Julho 2011 – Chegada a Lisboa (Alfeite) às 17:30
A campanha será realizada por uma forma colaborativa e integrada de trabalho inter-institucional e inter-disciplinar, no quadro de iniciativas oceanográficas. Estarão envolvidas neste projecto diversas Universidades, Centros de Investigação e Laboratórios Associados, nacionais e internacionais, fazendo um total de 70 participantes, incluindo investigadores, estudantes, professores a bordo e uma equipa EMAM.
O levantamento da biodiversidade será realizado no intertidal, subtidal pouco profundo (0-35m) e subtidal médio profundo (35-100m). Os trabalhos de levantamento da biodiversidade terão como base o NTM “Creoula”: no intertidal, a amostragem será efectuada por uma equipa que diariamente se irá dirigir à ilha para fazer a amostragem; no subtidal, entre os 0-35 metros de profundidade a amostragem será efectuada por quatro equipas com recurso a mergulhos com escafandro autónomo e por fim entre os 35-100m de profundidade com auxílio de um veículo operado remotamente (ROV). 
Cada equipa de mergulho será composta por 3 duplas de mergulhadores, com um protocolo de mergulho previamente estabelecido que irá contemplar censos visuais, raspagens em quadrados de amostragem e recolha pontual de algumas espécies conspícuas. A segurança de mergulho será assegurada por dois mergulhadores profissionais de uma empresa a contratada para o efeito.
Por cada dia de trabalho, as equipas irão deslocar-se ao ponto previamente seleccionado para fazer o trabalho de amostragem e inventariação da biodiversidade marinha e no final regressam à base (NTM “Creoula”) para terminar o trabalho onde serão feitas triagens, identificação e inserção dos dados no interface do Sistema M@rBis.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: