2011-04-15

ARGUS EM BENEFICIAÇÕES

O antigo lugre ARGUS esteve na doca seca do estaleiro NAVALRIA em reparação e a tratar o casco que já não era submetido a este tipo de cuidados periódicos desde 2007. O ARGUS deixou a doca ontem, 14 de Abril de 2011 e antes de se proceder ao alagamento da mesma o BLOGUE DO CREOULA fez uma inspecção fotográfica a sonhar com o dia em que todos possamos ver juntos no mar as três unidades da classe CREOULA: o CREOULINHA ele mesmo, o seu gémeo remoçado SANTA MARIA MANUELA, e o ARGUS, em que viajou Villiers...



Enquanto o sonho não se materializa, há que cuidar do ARGUS e foi o que a empresa PASCOAL fez, uma vez mais com a dedicação exemplar de sempre, procedendo à docagem e reparação do casco do navio, que já voltou à Gafanha da Nazaré, onde aguarda oportunidade para ser reconstruído.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Obrigado por publicar estas fotos, pois terá sido o único a fazer notícia destas obras de beneficiação do navio. Sabe por acaso dizer-me para que servem aquelas aplicações em forma de "cápsula" ao longo do casco e se, como parecem, são em chumbo?

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

São os cátodos aplicados ao casco para exercerem a protecção catódica do mesmo e assim evitar a corrosão das obras vivas.

Cumprimentos

LMC

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Agradeço-lhe o esclarecimento. Tal como eu suspeitava, essa é a função. O curioso é que esses cátodos eram aplicados também na quilha das motoras e traineiras em madeira lá pelos anos 50.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt