2010-05-28

INDICATIVO DE CHAMADA: CTEL


"CTEL" (Charlie-Tango-Eco-Lima) é um conjunto de quatro letras que formam o indicativo visual ou de chamada identificativo do N.T.M. CREOULA desde 1 de Junho de 1987, data em que este navio foi transferido da Secretaria de Estado das Pescas para Marinha Portuguesa.
Cada navio tem o seu indicativo de chamada atribuído pelo País de bandeira de acordo com a convenção do Código Internacional de Sinais que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 1934. As quatro letras são atributo exclusivo de um determinado navio, e as duas primeiras letras indicam o país de bandeira.
A Portugal foram atribuídas as letras prefixo "CS", "CT" e "CU", sendo as letras CS atribuídas normalmente a navios de comércio, CT a navios de guerra e CU a navios de pesca ou navios com o registo MAR (Registo Internacional de Navios da Madeira). 
As bandeiras com o indicativo visual são içadas durante a manobra em porto, a partir do momento em que é largado o último cabo ou se suspende o ferro, devendo ser içadas ao mesmo tempo que se arria o "Jack". Este conjunto de bandeiras deve permanecer içado até o navio sair do porto ou voltar a atracar, o que no caso de Lisboa é à saída da barra do Tejo, entre torres.
Em Portugal já só os navios da Marinha de Guerra cumprem regularmente este procedimento, mantendo a tradição, como se vê nas duas imagens fotografadas no dia 22 de Maio a bordo do CREOULA durante a desatracação de Portimão.
De 1937 até 1987 o indicativo de chamada do CREOULA foi constituído pelas letras CSFY.
Texto e imagens de Luís Miguel Correia - 2010

2 comentários:

A. Santos disse...

Caríssimo senhor Luís Miguel Correia
Em que ano é que as duas novas primeiras letras que indicam o país de bandeira foram atribuídas?
Anteriormente era só a letra H, certo?
Em que ano é que começaram a serem usadas nos navios de pesca e do comércio?
Qual a entidade que atribui esses indicativos?
Existe alguma lista desses indicativos de chamada e a que navios foram atribuídos que se possa consultar?
Cumprimentos
A. Santos

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Caro Senhor Santos,

As duas primeiras letras (CS, CT, CU) foram utilizadas a partir de 1 de Janeiro de 1934, atribuídas pelo Ministério da Marinha na sequência de acordo internacional em 1933.
Encontra as listas com os indicativos de chamada dos nossos navios por ordem alfabética, nas listas de navios portugueses editadas pelo Ministério da Marinha ao longo do século XX. Pode igualmente saber quais as letras atribuídas aos navios mercantes e de pesca nos livros de registo das sociedades classificadoras, com destaque para o Lloyd's.~

Cumprimentos

LMC