2007-05-28

LUGRE ARGUS EM LISBOA


Lugre bacalhoeiro ARGUS, da Parceria Geral de Pescarias, fundeado no Tejo em frente a Belém, para a tradicional cerimónia de benção dos bacalhoeiros, que todos os anos tinha lugar em Abril.
O ARGUS era o irmão mais novo do CREOULA e SANTA MARIA MANUELA, tendo sido construído na Holanda em 1939, e apresentando diversas alterações de características relativamente ao CREOULA, nomeadamente maior boca, leme compensado, escotilhas mais amplas.
O facto de as escotilhas serem maiores proporcionou que o navio fosse utilizado como cargueiro na carreira das Ilhas durante a Segunda Guerra Mundial, nos meses de Inverno.
O ARGUS ficou famoso por ser a estrela do livro de Allan Villiers "The Quest of the Schooner ARGUS" e actualmente navega nas Caraíbas como navio de cruzeiros com o nome POLYNESIA.
Texto de Luís Miguel Correia. Imagem de autor desconhecido, da colecção L. M. Correia. Direitos reservados (copyright)

5 comentários:

João Manuel Rodrigues disse...

Trabalho muito interessante sobre o NTM Creoula, não há duvida que é uma embarcação fascinante, já li o livro 3 vezes.
Conheci o Cmdt Silva Ramos na Pascoa em Alhandra e subimos o rio até Valada.
Ficou de me convidar para embarcar...

João

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

O CREOULA é de facto um navio muito especial, que merece toda a atenção dos portugueses, tanto o publico em geral como os muitos entusiastas das coisas do mar.
Obrigado pela visita. Volte sempre pois gradualmente iremos adicionar mais elementos e imagens sobre o navio...

João Manuel Rodrigues disse...

Vamos ver o que se vai passar com o "Santa Maria Manuela".
Por acaso tive conhecimento da sua exist�ncia pelo livro do Creoula quando o estava a ler na biblioteca da FNAC no Norte Shopping, e quando vim para baixo fui visit�-lo a Aveiro.
Quem � o actual propriet�rio?

Jo�o

Anónimo disse...

O NOSSO CISNE BRANCO COM O NOME DE POLYNESIA || LIVROU-SE DE BOA ! E AINDA BÉM ,POIS QUE MELHOR MANEIRA DELE REGRÇAR COMO BÓM FILHO PRÓDIGO QUE É ,BEM HAJAM OS SENHORES DE PASCOAIS QUE O VÃO TRAZER DE VOLTA AO LUGAR DE ONDE ELE NUNCA HAVIA TER SAIDO ,O NOSSO PRINÇEPE VÉM FAZER OS BONITOS 70 ANOS AO SEU PAÍS E ASSIM JUNTAR-SE AOS SEUS IRMÃOS CREOULA E SANTA MARIA MANUÉLA ...SAÚDAÇÕES MARITIMAS .JAIME PIÃO.

jalbmartins disse...

Já esta atracado no cais dos bacalhoeiros na Gafanha- Ilhavo. Junto da sua Irma Santa Maria Manuela. Apesar da velhice e lindo e acredito que vai ser o primeiro cisne.