2012-05-07

75 ANOS DO CREOULA



No próximo dia 10 de Maio de 2012 o CREOULA completa 75 anos desde a data do seu lançamento à água, no estaleiro da Rocha do Conde de Óbidos, registando-se igualmente os 25 anos da sua entrega à Marinha Portuguesa. Para assinalar tão importante data, irão decorrer diversas actividades de natureza social e cultural no período de 7 a 13 de Maio, com o Navio atracado na marina do Parque das Nações junto do irmão gémeo SANTA MARIA MANUELA, o qual chega a Lisboa a 9 de Maio.
0 Navio de Treino de Mar CREOULA é um lugre de quatro mastros. Construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral de Pescarias, o navio foi lançado à água no dia 10 de Maio e efectuou ainda nesse ano a sua primeira campanha de pesca. O navio foi utilizado pela Parceria Geral de pescarias entre 1937 e 1973, nas campanhas de pesca do bacalhau ao largo da Terra Nova e Gronelândia.
O navio foi entregue ao Ministério da Defesa Nacional, e é operado pela Marinha Portuguesa, desde 1987, como Navio de Treino de Mar (NTM), possibilitando o contacto dos jovens com o mar. A preservação e operação do NTM CREOULA com a sua vocação actual de aproximação dos portugueses do Mar pode considerar-se uma das poucas medidas meritórias no âmbito das políticas efectivas de relançamento de Portugal no Mar num quadro de desmaritimização generalizada que vem caracterizando o nosso país desde há demasiado tempo.
O NTM CREOULA é comandado pelo Capitão-de-fragata Nuno Maria d'Orey Roquette Cornélio da Silva e tem uma guarnição de 38 militares.

No âmbito destas comemorações o navio irá estar atracado na Marina do Parque das Nações de 6 a 14 de Maio, abrindo a visitas nos dias 7, 8, 11, 12 e 13 de Maio, das 10h00 às 19h00. Uma excelente oportunidade de homenagear o CREOULA e visitar este belíssimo navio português. Aqui damos os nossos parabéns ao navio, à sua guarnição e a todos os que ao longo dos anos têm sabido criar as condições para que este navio navegue com as cores portuguesas. Viva o CREOULA.
Lengenda: desenho a carvão do lugre CREOULA da autoria do seu antigo Comandante Sr. Capitão António Marques da Silva, existente na sala de oficiais actual do navio.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: