2011-07-21

NA PROCURA DO DESÍGNIO DO MAR

A Universidade Itinerante do Mar parte em viagem no dia 05 de Agosto para um percurso de 20 dias a bordo do navio de treino de mar CREOULA com mais de 40 alunos na "procura do desígnio do mar". A rota está traçada e a tripulação está a postos. Portugueses, brasileiros, espanhóis e mexicanos vão fazer-se ao mar e desenhar o percurso Avilés-Porto-Lisboa-Ceuta-Mahón-Cartagena-Cádis.

Este ano, o projeto, que acontece desde 2006, conta com a Marinha como parceira, através da Escola Naval. Ao início da tarde de ontem, em conferência de imprensa a bordo da Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas, o contra-almirante Seabra de Melo, em representação do chefe de Estado Maior da Armada, afirmou que, "com este cruzeiro, o desígnio nacional do mar passou a desígnio ibérico e até internacional". "A UIM espelha o espírito da procura do desígnio e do conhecimento do mar", afirmou, elencando depois as ideias do vídeo que havia de ser mostrado aos convidados para apresentar o projeto. "Conhecimento e aventura, sociedade civil e militares da Armada, experiência e saberes, coesão e camaradagem, espírito de bem comum, sentimentos e sensibilidades, fascínio e sonho, mar preciso, um mar que é preciso conhecer e aprender, valorizar e aprender a ser melhor", enumerou.

Fermín Rodriguez, da Universidade de Oviedo, considerou que a experiência vai "aumentar a consciência marítima dos jovens ibéricos" e destacou "a lógica de projeto" que caracteriza esta iniciativa. "No navio encontramos a resposta a como fazer um projeto em equipa. Jovens que não se conhecem antes de embarcar, que falam línguas diferentes, são capazes de fazer um projeto de pesquisa e de ação que vai ser complementar às suas disciplinas académicas", afirmou.

Este ano a iniciativa subordina-se ao tema "O Mediterrâneo, a conexão de três mundos, um bicentenário e muitos desafios comuns", que vai nortear as aulas que catedráticos das duas universidades que integram o projeto - a do Porto e a de Oviedo - e os militares da Marinha vão leccionar. Os alunos vão ter aulas de Gestão dos Oceanos e Sustentabilidade, Geografia, Recursos Marinhos e Litorais, Geopolítica, Náutica, Dinâmica de Grupos e Comunicação. O programa de formação acontece em terra (com a fase de academia, dedicada aos conteúdos teóricos, e a de projeto, em que os alunos passam à prática) e no mar (com a navegação no Creoula) e com as cidades em que fará escala. A Universidade Itinerante do Mar 2011 termina do dia 25 de Agosto, em Cádis.

Fonte: Agência LUSA...

Sem comentários: