2011-07-25

CREOULA em Ponta Delgada

A segunda parte da Campanha MARBIS 2011 decorreu em águas dos Açores, registando estas imagens a chegada do navio a Ponta Delgada na manhã de 19 de Julho de 2011.
Fotografias do nosso Amigo Tenente Humberto Santos Rocha, tiradas do edifício do Comando Naval dos Açores e Capitania de Ponta Delgada. Muito obrigado pela colaboração e partilha de mais estes momentos insulares do CREOULA.


De referir que Ponta Delgada é um porto com profundas ligações à história do CREOULA, a começar pelas origens dos armadores do navio no tempo da pesca (1937-1979), a antiga Parceria Geral de Pescarias, detida pela Família Bensaude. Outro aspecto de Açoreaniadade do CREOULA traduz-se no facto de no tempo das campanhas do bacalhau, parte dos pescadores embarcados serem originários da ilha de São Miguel, que o CREOULA visitava na ida e regresso de cada campanha. Isto porque os Açores estiveram sempre presentes nas variadas actividades marítimas dos Bensaudes ao longo de gerações de armadores da pesca e comércio, e havia a preocupação de criar empregos nos Açores. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comentário:

Francisco José Santana Rigueira disse...

A minha família que vem de marujos das terras de Ílhavo, falavam-me muito sobre este antigo bacalhoeiro...
Tenho pena de não ter o privilegio de conhecer o lugre por dentro.