2011-05-10

CREOULA ao largo de Sesimbra em dia de Aniversário

É com muita alegria que me regozijo por assinalar aqui a passagem do septuagésimo quarto aniversário do lançamento à água, em Lisboa, do CREOULA na tarde de 10 de Maio de 1937 e poder mostrar as derrotas efectuadas pelo navio hoje, ao largo de Sesimbra, a navegar no cumprimento de um programa de treino e aprontamento da guarnição. 
Vidé imagem anexa com posições registadas via AIS.
As evoluções registadas nesta carta electrónica denotam um CREOULA efusivo e irrequieto, pouco comum num aniversariante com 74 anos, o que só por si é um feito.
Parabéns ao CREOULA, ao seu muito ilustre comandante, Sr. Capitão de Fragata Nuno Cornélio Silva, e a todos os oficiais e guarnição, por este dia com tanto significado para os que entre nós ainda acreditam no Mar como campo de expressão do melhor que Portugal tem no momento presente e futuro. 
Parabéns a todos os muitos Amigos do CREOULA, e muito em especial aos cerca de 20.000 privilegiados que desde 1987 já embarcaram neste navio magnífico para treino de mar. A grande maioria ficou com o navio no coração para sempre.
Um bem haja a todos os que ao longo destes 75 anos (A história do CREOULA começa antes de 11 de Setembro de 1936, data de assinatura do contrato de encomenda para a construção) contribuíram das mais diversas formas para que tenha sido possível o CREOULA ter chegado até aqui e passe o seu aniversário no Mar.
Viva o CREOULA, Viva a Marinha, Viva Portugal.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comentário:

Anónimo disse...

Muitos parabéns ao Creoula, de alguém que fez inúmeras viagens, que ainda assistiu (de perto, ao processo) à passagem de navio de pesca para UAM e filho do primeiro comandante enquanto UAM. E, que tantas memórias guarda de um navio que para mim será sempre intemporal.