2011-04-23

ARGUS no Atlântico Norte

Imagem do famoso lugre ARGUS de 1939, o irmão mais novo do CREOULA, que em 1950 levou o escritor australiano Alan Villiers à faina do bacalhau, dessa viagem tendo resultado o livro THE QUEST OF THE SCHOONER ARGUS, de todos conhecido.
Nesta velha fotografia o ARGUS regressa a Portugal carregado de bacalhau, com os porões cheios para descarregar frente à Azinheira Velha, no rio Coina, para lá do Barreiro.
Passados anos o ARGUS foi vendido e transformado num veleiro para cruzeiros nas Antilhas com o nome POLYNESIA. Depois de muitas viagens turísticas, a empresa faliu e o antigo ARGUS foi resgatado de um desmantelamento anunciado pela empresa PASCOAL, que o comprou em Aruba e rebocou para a Gafanha da Nazaré, onde o navio aguarda pacientemente um futuro melhor que deverá passar pela reconstrução em moldes idênticos à do SANTA MARIA MANUELA.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: