2011-03-24

Nova edição do livro FAINA MAIOR

"Por que não fazermos uma viagem dos anos 30, de barra a barra, no «Santa Mafalda», «Cruz de Malta» ou no «Santa Joana»?  O mito do bacalhau... a dureza do bacalhau..."

Começa assim o livro FAINA MAIOR - A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova, um clássico da literatura marítima portuguesa de finais do século XX, assinado pelo saudoso Capitão Francisco Marques e pela Dra. Ana Maria Lopes, que saiu em 1996 e esgotou há muito.
É um livro maravilhoso, bem escrito, bem ilustrado, bonito de ver e a fazer sonhar embalado pela aspereza do mar a bordo desses lugres da frota branca, que na década de 1930 ainda não fora promovida a "white fleet".
É um livro que nos dá em cada frase a candura das barbas brancas e sabedoria ilimitada do Capitão Marques, que parece estou a ver com a sua enorme simplicidade à popa do CREOULA, e os testemunhos entremeados de dedicação de investigadora de alma e coração que é Ana Maria Lopes.
Está lá tudo o necessário para 110 páginas de mar preto e branco com todas as cores da epopeia do bacalhau. Com simplicidade, sem toques moralistas de outros cronistas político-bacalhoeiros da nossa praça. E digo está lá tudo porque o livro acaba de ser re-editado e vai ser apresentado no Museu de Marinha de Lisboa no próximo dia 31 de Março. 
O convite é para todos, e comprem o livro, antes que se esgote...
Mais informações no Atlântico Azul.
Texto de /Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sem comentários: