2011-03-04

Memórias de uma Instruenda


«Contacto-vos a partir da esplanada do John David's de Cascais (virou um verdadeiro Peter's). É Domingo, dia 14 de Agosto de 2005, estão 40º, estou a beber uma Coca-Cola e a ouvir reggae muçulmano (?!), e escrevo-vos para vos contar o meu dia de hoje.

Desembarcámos na Terça-feira, não foi? Pois bem, só anteontem deixei de ouvir o gerador e de sentir a terra a abanar. Do aeroporto fui a correr a uma tasca com o Henrique (que vos manda saudades). No dia seguinte fartei-me de "trabalhar": fiz a Lista provisória, enviarei brevemente a definitiva. Na Quinta-feira pintei um quadro (ou seja, estraguei uma tela), uma praia e uns peixes, no meio do céu e do mar Azul (a minha máquina fotográfica acaba de ficar sem bateria, enviarei noutro dia), mas já me aconselharam a fazer um curso de pintura. Na Sexta-feira bati umas bolas e fui para a piscina. No Sábado tive uma almoçarada. Todas as noites tenho ido jantar às Festas do Mar de Cascais (sardinhadas, shots de ginginha em «chocolate cup», churritos e concertos a toda a hora), porque fundeados apenas não chega e já bastou estar na Horta a ver navios.

E hoje... embarquei numa canoa do Tejo genuína (chamada «Canastrinha», de 1887), oriunda da Moita, e participei numa regata simpática de canoas do Tejo genuínas que largou da Marina (algo penosa, pelo calor e pela falta de vento). Acabámos por ter de ser rebocados no final (pela «Lili Caneças» da Moita e pela «Boneca» de Cascais), porque o motor de 8 cavalos falhou!!! (onde é que já vi este filme?...) Mas vimos golfinhos, centenas de peixes, gaivotas, alforrecas e... MERGULHADORES! Imensos!!! Em frente à Boca do Inferno e no Cabo Raso! AMIGOS, venham mergulhar em Cascais! Ofereço-vos um serviço de proeira completo, com direito a cafézinho e a travesseiros e tudo!

As Festas terminam amanhã... com um fantástico concerto da Vanda Stuart e do Sérgio da Operação Triunfo e, à meia noite, haverá FOGO DE ARTIFÍCIO!!!

Agora está a haver uma largada de toiros na Praia dos Pescadores. Na Terça-feira, iniciarei as minhas deslocações diárias a Lisboa... a ver o Mar... O registo está bem assim?

Guardamos tantas recordações desta «Expedição», como as deveremos registar no Diário, Chefa? Por dia? Por quarto? Por mastro? Por pessoa? Por zona do navio?

Por dia: Segunda-feira, dia 8 de Agosto de 2005: estamos fundeados em frente à Horta, vê-se ao longe as barraquinhas das Festas do Mar, iluminadas pelo Sol, cheira a maresia, cheira a Verão, está-se tão bem no Mastro da Bujarrona (ninguém ainda reparou que estou na rede), mas obrigam-nos a ir a terra. Que maçada. Temos duas horas, duas horas apenas para mostrarmos o que valemos. Saltamos para as semi-rígidas, entediados. Por favor, despachem lá isso mas é, que temos uma festa Mémé a bordo às 18h00. Desembarcamos no pontão da Marina, subimos a correr as escadinhas que dão para a marginal, atravessamos e entramos no Peter's... que sensação. Sete gins depois, é hora de regressar, para nos arranjarmos para a festa. Foi um pouco estranho o regresso, porque as escadinhas de portaló não paravam quietas, aliás tinham-nos posto DUAS escadas... Às 04h43 da manhã do dia seguinte alguém continuava com sede.

Por quarto: aquele que fiz SOZINHA, das 04h00 às 08h00. Que maravilha, que tranquilidade, que sossego. Os meus chefiados eram altamente especializados e tinham palestras para preparar e fotoplâncton e dinoflagelados para recolher (o Reggae muçulmano acaba de passar a Reggae brasileiro: «Rasta no pé, corpo na canção, toca a Radiola, essa Maguinha é um furacão!» «Rita Ambrozina e Maria das Dores, de São Paulo, de Nova York e ainda dos AÇORES!!!»)

Por mastro: o Grande, como só podia ser! Nada como carregar o pano do alto da casota do Grande!

Por pessoa: preciso de trinta dias, dois deles só para o nosso Director de Treino.

Por zona do navio: o meu esconderijo, nas traseiras da casota da Mezena. A olhar a Bandeira de Portugal, a água num turbilhão, os pés no moitão, sentada na arca de madeira, a alma à deriva.

Um abraço a todos, um beijinho à Chefa,

Raquel I-13

Chefe do Grupo 3»

1 comentário:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Belas recordações, Raquel...