2011-01-22

CREOULA na RTP 2 Domingo 23 Janeiro


A não perder: no próximo Domingo 23 de Janeiro, pelas 21H00, a RTP canal 2 vai exibir o filme "A Outra Guerra", que foi apresentado no Festival DocLisboa, no passado mês de Outubro.A bordo do último lugre português da pesca do bacalhau – o CREOULA –, três antigos pescadores da grande faina contam as razões das suas escolhas. Recordam as campanhas de seis intermináveis meses nas águas geladas dos bancos da Terra Nova e as duras condições de vida e de trabalho da sua juventude.
Um filme realizado por Elsa Sertório e Ansgar Schäfer, produzido pela Kintop.

3 comentários:

herberto duarte pereira disse...

vi e gostei, excelente documentrário. Gostava de rever um outro que vi em tempos creio que também na RTP2, tem anos que abordava a última viagem do Creoula na pesca do bacalhar imangens a cores com entrevista ao seu último comandante.

Um abraço, Herberto Duarte Pereira

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Pois eu vi e não goste. Não é um filme sobre o CREOULA, nem sobre a pesca do bacalhau, sério e isento, mas uma diatribe cinéfila cujos actores amadores não representam nada do que foi a grande aventura da frota branca nos mares gelados do Atlântico durante o século XX.
O guião está cheio de imprecisões e desonestidades algumas das quais atingem a raia do disparate.
Uma oportunidade perdida que aportou num caudal de homenagem à ignorância e à desmaritimização.
Porque o fenómeno da desmaritimização é além de económico e político, também cultural, e este documentário é a negação da cultura marítima.
Um mau filme vestido de pretensiosismo político-cultural. Só espero que semelhante embuste não tenha sido financiado com os meus impostos, isto é com o meu suor e sangue...

Raquel Sabino Pereira disse...

Concordo com LMC. Infelizmente, terá mesmo sido financiado. Esperemos que apenas por privados.
A única maneira de suportar este documentário é tirando o som.