2010-05-25

Empresa de pesca salva lugres bacalhoeiros

"O Santa Maria Manuela (SMM) e o Argus são os dois lugres bacalhoeiros de quatro mastros que foram adquiridos e salvos da inactividade definitiva pela empresa de pesca e transformação de pescado Pascoal & Filhos, S.A. Os navios vão ser aproveitadas para o "turismo de vocação marítima" e prevê-se que o SMM faça as suas primeiras viagens temáticas já neste verão.
Aníbal Paião, um dos accionistas da Pascoal & Filhos, explicou ao Diário de Notícias em que consiste a nova vertente turística que pretende promover: "Não é turismo de massas, é turismo de nicho. O navio leva 50 pessoas, é intmista e queremos que seja também familiar". 
O SMM e o Argus faziam parte da Frota Branca portuguesa que, na época da II Guerra Mundial, reunia um conjunto de navios de pesca do bacalhau, todos pintadas de branco, como sinal da neutralidade lusa no conflito. Em 1993, o SMM parou a actividade, apesar da extinta Fundação SMM ter tentado recuperar o navio.
Em 2007, a Pascoal adquiriu o SMM, do qual apenas restava o casco. Os sócios Aníbal Paião e João Vieira avançaram com a restauração de um dos mais célebres símbolos da faina maior. Actualmente, o SMM mantém um aspecto exterior próximo do original, mas o interior foi completamente remodelado - salas para reuniões, ar condicionado, cozinha mais espaçosa e moderna e camarotes com casa de banho privativa são algumas das novas valências do navio.
As viagens temáticas a bordo do SMM terão como destinos os Açores, a Madeira e o Mediterrâneo. As pessoas participantes, "se quiserem, são divididas por grupos, fazem quartos (turnos de quatro horas), navegação antiga e moderna, leme, vigia, faina das velas, podem ir para a cozinha ou acompanhar o oficial maquinista", explicou Aníbal Paião ao Diário de Notícias.
Nos planos encontram-se ainda viagens ao Canadá, Islândia e Noruega, ao serviço da "divulgação da história da pesca do bacalhau" e para "encontrar-se com outros navios da empresa que estão a operar e mostrar como é a pesca em alto mar".
Entretanto, o SMM já realizou a sua primeira viagem turística rumo a Lisboa, para participar nas cerimónias oficiais de recepção ao Papa Bento XVI.
Por sua vez, o ARGUS - que de momento se chama "Polynesia" - foi comprado pela empresa em 2008 e está, neste momento, a aguardar restauração. 
A empresa Pascoal & Filhos foi fundada em 1937 pela família Pascoal, de Aveiro sendo uma das poucas empresas armadoras portuguesas com navios de pesca de bacalhau ainda em actividade.
A imagem mostra os lugres SANTA MARIA MANUELA e POLYNESIA (ARGUS) atracados na Gafanha da Nazaré no dia 24 de Maio de 2010, fotografados por Luís Miguel Correia
Resumo de texto publicado dia 24 de Maio de 2010 no Diário de Notícias, corrigido e editado para o BLOGUE DO CREOULA por Luís Miguel Correia.

2 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Resolvi editar e corrigir algumas expressões menos adequadas do texto original, substituindo a palavra "embarcação" sempre que o autor a utiliza para referir os navios, por exemplo.

Luís Miguel Correia

João Gonçalves disse...

Num gesto de grande visão sobre a formação da nossa juventude, há anos que o governo dos Açores apoia os escuteiros marítimos nas despesas com os embarques de instrução nos veleiros da Tall Ships Youth Thrust". Será que os lugres podem substituir os veleiros da TSYT?

Além de proporcionarem uma experiência mais portuguesa, onde os jovens contactariam com a terminologia naval portuguesa (ao contrário do que acontece no presente), parece-me que ajudaria a dar mais emprego para marinheiros portugueses e o dinheiro do aluguer dos navios ficaria em Portugal.