2010-05-29

CREOULA - A Magia do Navio

Cada embarque no CREOULA é único. Se o primeiro nos marca para o resto da vida, o mais recente cria-nos um desejo inexplicável e irresistível de não mais regressarmos a terra e ficarmos escondidos no paiol do pano até virmos a ser descobertos por algum marinheiro que nos terá de denunciar. Se nunca visitou o CREOULA nem nele embarcou, prepare-se. Este navio tem ALMA, tem VIDA, tem uma MAGIA que é difícil explicar e correrá o risco de nunca mais dele querer desembarcar.
Em 21 de Maio de 1988 embarquei pela primeira vez de muitas mais, num mini-cruzeiro às Berlengas. Em 21 de Maio de 2010 tive o privilégio de o poder celebrar a bordo. E de renovar os meus votos de nunca deixar de o celebrar e de o divulgar e à sua história de Mar e de Heróis Marinheiros que nele se faziam à Faina Maior, obrigação por respeito a quem dele fazia o seu modo de vida e de sustento da Família em seis meses de embarque em situações difíceis e algumas das vezes com consequências trágicas. Por admiração também por esses Heróis do Mar cuja história nos ensina que na Vida temos de aprender a viver em sociedade e a respeitarmo-nos no dia-a-dia, sobretudo em condições precárias. Respeitar o próximo, ajudá-lo, cumprir as nossas obrigações e saber ser humilde e pedir ajuda quando estamos com dificuldades em cumpri-las, para que se leve o navio a bom porto. E perceber que, se não cumprirmos as nossas obrigações, poderemos prejudicar os outros e o sucesso da missão, qualquer que seja. Essa é a verdadeira lição do CREOULA, que a Marinha de Guerra Portuguesa tão bem tem preservado como autêntica ESCOLA DE VIDA.
Vinte e dois anos depois a magia mantém-se. Acrescida do alívio de ver este navio tão bem entregue a um Comando de uma competência, firmeza e honradez raras e a uma Guarnição liderada por um Mestre de Alma Grande e Coração de Oiro. Que Deus os guarde e os acompanhe sempre e lhes dê força e coragem para esta tão importante missão. E que ilumine todos os Portugueses e lhes ensine a importância do Mar e dos Navios Portugueses como fonte de inspiração para se ultrapassar todas as crises se, todos juntos, trabalharmos como um só. VIVA O CREOULA!
Fotografia e texto de Raquel Sabino Pereira - 2010

1 comentário:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Palavras inspiradas sobre um navio que nos enche a Alma e faz navegar mesmo em terra ou no fim do mundo. Fotografia linda obviamente do CREOULA. Obrigado por mais esta partilha e pelo exercício da comunicação sobre o nosso CREOULA. Merece um CREOULA força 10...