2009-02-26

ARGUS de 1939 comprado pela Pascoal

O antigo lugre português ARGUS, construído há 70 anos na Holanda, foi comprado no porto de Aruba pela empresa PASCOAL, de Ilhavo e vai regressar a Portugal.
O navio chama-se actualmente POLYNESIA e estava arrestado em Aruba desde Outubro de 2007 por abandono do anterior armador.
O ARGUS / POLYNESIA foi comprado em leilão no dia 22 de Janeiro de 2009 e deverá ser rebocado para Aveiro.
O novo armador conta a história da compra do ARGUS no site THE NEW QUEST FOR THE SCHOONER ARGUS aqui...
Texto de L. M. Correia e imagem da colecção Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

3 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimos
Escrevo umas quantas histórias no meu blog http://joao-carioca.blogspot.com/ e a última referia-se à conservação do património marítimo, nomeadamente os navios bacalhoeiros. Lamentava o conhecimento que tinha há meses da situação do Argus. Qual não foi o meu espanto quando por acaso aqui vim cair e soube desta feliz notícia ! Já tinha tido a oportunidade de felicitar a "Pascoal" pelo esforço de recuperação do Sta. Maria Manuela e agora abalançam-se a mais esta aventura... BEM HAJAM
João Guimarães Marques ( ANL)

Anónimo disse...

É pois com grande alegria, sendo eu aficioando por esta terra linda e cheia de história que é a Gafanha da Nazaré, que vejo que ainda há vontade de preservar tamanho patrimonio. A Pascoal não deixa de nos surpreender, 1º com o Santa Maria Manuela e finalmente com o Argus... Portugal e mais concretamente a cidade da Gafanha da Nazaré está hoje mais rica, pois tem em seu poder novamente o 3 lugres da grande frota branca portuguesa. Nos tempos de crise que se vivemos, é de meu desejo ver a Pascoal a prosperar com garra e confiança. Muito obrigado Pascoal!

Carlos Casqueira

Robles disse...

Caso achem oportuno partilhar, junto um pequeno video, gravado por mim como imediato do Creoula.
http://www.youtube.com/watch?v=xv6jMowtTVc
Apreciei muito este blogue
Roberto Robles