2008-12-16

Perfil do SANTA MARIA MANUELA

Vai ficar com este aspecto o Lugre SANTA MARIA MANUELA, irmão gémeo do CREOULA, que está a ser reconstruído por iniciativa da empresa PACOAL, de Aveiro.

Texto de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2008-12-15

SANTA MARIA MANUELA 13-12-2008



Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

Reconstrução do SANTA MARIA MANUELA


Imagens do SANTA MARIA MANUELA a 13 de Dezembro de 2008.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

A bordo do SANTA MARIA MANUELA




Algumas das imagens tiradas a bordo do Lugre SANTA MARIA MANUELA no dia 13 de Dezembro de 2008.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

SANTA MARIA MANUELA


O Lugre SANTA MARIA MANUELA, da empresa Pascoal e Filhos, da Gafanha da Nazaré, recebeu um grupo de algumas dezenas de Amigos no passado dia 13 de Dezembro, por convite do Armador.
A chuva torrencial não quebrou o entusiasmo dos anfitriões e convidados tendo estes sido unanimes no reconhecimento do mérito da iniciativa de recuperar este antigo bacalhoeiro histórico.
Que diferença em relação à última vez que tinha estado a ver o SMM. O navio recuperou a dignidade e sentido de viver, já para não falar da graciosidade das suas linhas originais, cuja traça tem sido respeitada ao máximo.
Com a recuperação praticamente concluída ao nível do aço, o SANTA MARIA MANUELA vai agora seguir para Marin, na Galiza, para aprestamento e construção dos interiores, estando prevista a conclusão dos trabalhos para Outubro de 2009.
Não há palavras para descrever a alegria de ver o navio em plena reconstrução, agradecendo o privilégio da visita e elogiando o Armador e todas as boas vontades e empenhos que ao longo de muitos anos persistiram na concretização deste projecto. Parabéns à Pascoal, parabéns a Aveiro e votos de maior sucesso na conclusão e futura operação do navio.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2008-12-06

SANTA MARIA MANUELA aberto a visitas

Segunda juventude aos 71 anos, parece ser esse o desígnio do lugre SANTA MARIA MANUELA que vai ganhando as suas airosas formas originais no porto de Aveiro onde está a ser reconstruido com muito empenho e carinho da empresa Pascoal.
É obrigatório aceitar este convite, trata-se de uma oportunidade única de ver o navio antes de ser rebocado para a Galiza onde se vão concluir os trabalhos de aprestamento.
Publicado por Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)