2008-04-01

CREOULA DOCADO NO ARSENAL DO ALFEITE


O navio de treino de mar “Creoula” será docado na doca seca do Arsenal do Alfeite em 11 de Março, para realizar trabalhos de manutenção de rotina, que se prevê que se prolonguem por quatro semanas.
O “Creoula”, que tem o estatuto legal de Unidade Auxiliar de Marinha, é um antigo lugre bacalhoeiro de 4 mastros, com pano latino, que se manteve activo em campanhas de pesca na Terra Nova até 1973. Construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF, em Lisboa, na Rocha do Conde d’ Óbidos, para a Parceria Geral das Pescarias, o navio foi lançado à água no dia 10 de Maio e efectuou, ainda nesse ano, a sua primeira campanha de pesca. Uma curiosidade é o facto de o navio ter sido construído no tempo recorde de 62 dias úteis. Por volta de 1985 o navio foi sujeito a alterações e foi transferido para a responsabilidade do Ministério da Defesa Nacional, que o entregou para operação à Marinha passando a ter as missões de divulgação da náutica e da marinharia junto da juventude escolar e de proporcionar treino básico de marítimos.
É com alguma expectativa que se acolhe o “Creoula” na doca seca, na medida que a última docagem deste navio no Arsenal ocorreu em 1992, por ocasião da realização de extensos trabalhos de modernização que incluíram a substituição do motor propulsor.

Texto do Arsenal do Alfeite. Fotografia de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)