2008-03-31

Por despacho de 22 de Janeiro de 2008, publicado no n.º 13 das ORDENS DA ARMADA, de 26 de Março de 2008, o Senhor Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada concedeu a Medalha Militar da Cruz Naval ao Primeiro-tenente EN-MEC HUMBERTO MIGUEL MACHADO BENTO D. AFONSO e ao Segundo-tenente JOSÉ ALBERTO BATISTA VENTURA.
Esta condecoração foi criada em 11 de Outubro de 1985, sendo atribuída nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 26.°, da alínea c) do n.º 1 do artigo 27.° e do n.º 3 do artigo 34.° do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 316/2002, de 27 de Dezembro, que pode ser visualizado [AQUI].

Destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Armada Portuguesa.

Tive o privilégio de navegar com os Tenentes Afonso e Ventura a bordo do CREOULA em dois embarques: o primeiro em 2005, no Cruzeiro aos Açores (organizado com a Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas) e o segundo em 2007, na recta final da Universidade Itinerante do Mar (organizada com as Universidades do Porto e de Oviedo).
Recordo, com saudade, a forma afável e profissional com que nos treinaram sempre que nos eram distribuídas as funções de Adjunto do Oficial de Quarto ou de Limitações de Avarias a bordo do CREOULA. E a paciência que tiveram para comigo e outros instruendos sempre que lhes pedíamos autorização para embarcar na semi-rígida (devo ter sido muito maçadora, por isso escolhi esta fotografia, tirada por mim a bordo do Creoula, em 25 de Agosto de 2007, fundeados em Sesimbra, como recordação de todas as vezes que me deixaram embarcar).

Aos Senhores Tenentes Afonso e Ventura votos dos maiores sucessos e felicidades no prosseguimento das suas carreiras e que continuem a servir de exemplo à Juventude, inspirando-os quem sabe até para uma futura profissão ligada ao Mar....

Texto e fotografias de Raquel Sabino Pereira. Direitos reservados (copyright)

1 comentário:

Klatuu o embuçado disse...

Toma lá um quizz... :) ... de que navio estou a falar nesta narrativa?

Os Guerreiros.