2010-07-07

CREOULA em pormenores



Nunca me canso de apreciar e fotografar a beleza que há em todos estes pormenores cheios de significação histórica e ambiência náutica: é o CREOULA, uma boa razão para pagar sempre os meus impostos com a consciência do cumprimento do dever.
Fotografias registadas a 3 de Junho de 2010, pouco antes da partida para as Selvagens.

2010-07-06

CREOULA na Madeira



Aspectos do lugre CREOULA a navegar ao largo do Funchal, na tarde de 30 de Junho de 2010, no iício da viagem de regresso a Lisboa no final da missão às Ilhas Selvagens.
Fotografias enviadas pelo nosso Amigo Sérgio Ferreira, do Funchal, a quem agradecemos a colaboração. O Sérgio tem um blogue muito popular que pode ser visitado aqui.

CREOULA a largar do Funchal


Três imagens da manobra de largada do CREOULA do porto do Funchal cerca das 19h00 de 30 de Junho de 2010.
Fotografias do nosso Amigo Sérgio Ferreira, do Funchal.

CREOULA no Funchal

Duas imagens do NTM CREOULA atracado ao molhe da Pontinha, no Funchal ,na tarde de 30 de Junho de 2010, onde fez escala na viagem de regresso da expedição às Ilhas Selvagens, que foi um exito.
Além do CREOULA, estiveram nas Selvagens em missão científica o NRP ALMIRANTE GAGO COUTINHO e a Caravela VERA CRUZ, da Aporvela, que podemos observar nas imagens junto ao CREOULA.
Fotografias enviadas por Sérgio Ferreira, do Funchal, a quem agradeçemos a colaboração

2010-06-30

CREOULA NO FUNCHAL


O Navio de Treino de Mar CREOULA está a concluir a importante missão científica às Ilhas Selvagens, com a viagem de regressoa a Lisboa, onde é esperado na manhã de 5 de Julho.
O CREOULA está já de regresso ao Continente, encontrando-se de momento no Funchal  (29 e 30 de Junho), onde o nosso amigo João Abreu efectuou estas fotografias na manhã de 29-06-2010.
Na primeira imagem pode observar-se ainda a caravela VERA CRUZ, da Aporvela, que participou também na expedição.

2010-06-29

Missão nas Ilhas Selvagens


CREOULA fundeado junto às Ilhas Selvagens durante a actual missão científica que além do nosso lugre, contou com a participação do NRP ALMIRANTE GAGO COUTINHO e da caravela VERA CRUZ.
O CREOULA regressou esta manhã ao Funchal e larga a 30 de Junho para Lisboa devendo atracar à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, dia 5 de Julho pelas 9h00.
Imagem do NTM CREOULA feita pelo 2TEN MN Alpuim Santos Costa

2010-06-14

Visita do Secretário de Estado Da Defesa e Assuntos do Mar

Bandeira de Sua Excelência o Secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar a flutuar no topo do mastaréu do mastro do contra-traquete quando da inspecção que aquele membro do Governo efectuou ao CREOULA a 3 de Junho de 2010, antes de o navio largar para o arquipélago da Madeira na missão científica que está a efectuar nas Selvagens.
O Dr. Marcos Perestrello mostrou-se muito agradado com o CREOULA. O navio estava atracado ao cais da Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, próximo do local do seu lançamento à água há 73 anos.
Fotografias de Luís Miguel Correia - 2010

2010-06-09

Mundo secreto do CREOULA

Antigo lugre bacalhoeiro da Parceria Geral de Pescarias, empresa do Grupo Bensaude que durante mais de um século foi um dos principais protagonistas da Faina Maior, ainda que de forma discreta, o CREOULA deixou muitos vestígios na Azinheira Velha, a antiga seca da Parceria, sitiuada na margem direita do rio Coina, frente à Siderurgia, e que se mantém desactivada mas relativamente bem preservada como testemunho de uma indústria tradicional já desaparecida na zona de Lisboa: a pesca e seca do bacalhau.
Um dos mais importantes navios da frota da Parceria foi o CREOULA, que pescou todos os anos no Atlântico Norte, de 1937 a 1973. Entre as campanhas o navio amarrava a uma das bóias e passava o Inverno junto aos restantes navios da frota, que incluiu nomes tão famosos e tradicionais como ARGUS, HORTENSE ou GAZELA...
O edifício da Direcção da PGP encontra-se cheio de testemunhos visuais desse passado adormecido, como este quadro com planos do CREOULA, amarelecido com o tempo, do qual reproduzimos alguns pormenores.
Carregar sobre as imagens para as ampliar e ler as legendas respectivas.
Um agradecimento especial ao Sr. Helder Claro por mais esta romagem ao mundo secreto do CREOULA. Fotografias de Luís Miguel Correia - 2010

2010-06-07

Junto ao CREOULA há 25 anos


Recordando o CREOULA: uma fotografia datada de 24 de Fevereiro de 1985 com o CREOULA atracado ao cais Norte da Doca de Alcântara, junto da eclusa e ponte da Rocha do Conde de Óbidos, com o co-autor deste "Espaço CREOULA" sentado num cabeço com o seu cão CHARLIE, o primeiro deste nome.
O CREOULA permaneceu anos atracado em Lisboa a aguardar a fase final da transformacão em navio de treino de mar, que seria concluída em Alverca , pelo estaleiro Argibay, em 1987.
Fotografia do meu Pai, J. L. Chaves Correia, em 1985.

2010-06-02

Planeamento do NTM CREOULA para 2010


Planeamento das viagens do NTM CREOULA previstas para o ano de 2010 e já aprovado superiormente.
O navio larga amanhã de Lisboa, dia 3 de Junho de 2010, numa viagem - expedição científica às Ilhas Selvagens, e fará escala no Funchal nos dias 7 e 8 de Junho. No regresso a Lisboa deverá igualmente fazer escala no Funchal a 30 de Junho.
Para conseguir leitura relativamente ao mapa de planeamento, faça click sobre a imagem respectiva para a ampliar.

CREOULA estrela das revistas

Ao longo de muitos anos de fotografia e jornalismo de mar tive por diversas vezes a oportunidade de conjungar ambas as actividades com a divulgação do CREOULA em capas de revistas, como aconteceu em Janeiro de 1992 com esta capa da REVISTA DE MARINHA, na qual era na altura "Imediato" e co-proprietário.
A imagem mostra o CREOULA atracado ao cais poente da Doca da Marinha, vendo-se atracado ao cais nascente o transporte SÃO MIGUEL ex- navio de carga CABO VERDE da Companhia Nacional de Navegação, que foi adquirido pela Marinha em 1985.
Texto e imagem de Luís Miguel Correia

CREOULA de visita a Ilhavo

Desde que foi transformado em Navio de Treino de Mar, o CREOULA tem visitado o porto de Aveiro por diversas vezes, atracando na Gafanha da Nazaré no antigo cais dos bacalhoeiros, como recorda esta fotografia de Ricardo Matias tirada precisamente na Gafanha a 6 de Julho de 1991.
A presença do CREOULA em Ílhavo acabou por funcionar como incentivo para a recuperação do seu irmão gémeo SANTA MARIA MANUELA que a 10 de Maio de 2010 foi nomeado "Embaixador da cidade de Ílhavo", passando a içar a bandeira daquele município.

2010-05-31

CREOULA EM PORMENORES

Pormenores diversos do Lugre CREOULA...
Imagens registadas em Portimão a 23 de Maio de 2010 por Luís Miguel Correia

2010-05-29

CREOULA - A Magia do Navio

Cada embarque no CREOULA é único. Se o primeiro nos marca para o resto da vida, o mais recente cria-nos um desejo inexplicável e irresistível de não mais regressarmos a terra e ficarmos escondidos no paiol do pano até virmos a ser descobertos por algum marinheiro que nos terá de denunciar. Se nunca visitou o CREOULA nem nele embarcou, prepare-se. Este navio tem ALMA, tem VIDA, tem uma MAGIA que é difícil explicar e correrá o risco de nunca mais dele querer desembarcar.
Em 21 de Maio de 1988 embarquei pela primeira vez de muitas mais, num mini-cruzeiro às Berlengas. Em 21 de Maio de 2010 tive o privilégio de o poder celebrar a bordo. E de renovar os meus votos de nunca deixar de o celebrar e de o divulgar e à sua história de Mar e de Heróis Marinheiros que nele se faziam à Faina Maior, obrigação por respeito a quem dele fazia o seu modo de vida e de sustento da Família em seis meses de embarque em situações difíceis e algumas das vezes com consequências trágicas. Por admiração também por esses Heróis do Mar cuja história nos ensina que na Vida temos de aprender a viver em sociedade e a respeitarmo-nos no dia-a-dia, sobretudo em condições precárias. Respeitar o próximo, ajudá-lo, cumprir as nossas obrigações e saber ser humilde e pedir ajuda quando estamos com dificuldades em cumpri-las, para que se leve o navio a bom porto. E perceber que, se não cumprirmos as nossas obrigações, poderemos prejudicar os outros e o sucesso da missão, qualquer que seja. Essa é a verdadeira lição do CREOULA, que a Marinha de Guerra Portuguesa tão bem tem preservado como autêntica ESCOLA DE VIDA.
Vinte e dois anos depois a magia mantém-se. Acrescida do alívio de ver este navio tão bem entregue a um Comando de uma competência, firmeza e honradez raras e a uma Guarnição liderada por um Mestre de Alma Grande e Coração de Oiro. Que Deus os guarde e os acompanhe sempre e lhes dê força e coragem para esta tão importante missão. E que ilumine todos os Portugueses e lhes ensine a importância do Mar e dos Navios Portugueses como fonte de inspiração para se ultrapassar todas as crises se, todos juntos, trabalharmos como um só. VIVA O CREOULA!
Fotografia e texto de Raquel Sabino Pereira - 2010

SANTA MARIA MANUELA ABERTO A VISITAS

O lugre SANTA MARIA MANUELA está aberto à visita dos seus muitos amigos durante este fim de semana na Gafanha da Nazaré: Sábado e Domingo, 29 e 30 de Maio de 2010 das 9h30 às 18h00, com intervalo das 12h00 às 14h00.
Uma boa oportunidade para ir a bordo de um navio magnífico renascido a partir de um velho casco graças a muitas vontades concretizados pela empresa Pascoal. Mais informações aqui.

DÓRIS A BORDO DO CREOULA

A memória do antigo lugre bacalhoeiro presente no tombadilho do actual navio de treino de mar: dóris pintados e cor sangue de boi, a mesma que foi utilizada para pintura do casco do navio em 1937, como se pode ver no modelo existente no Museu de Marinha de Lisboa.
Fotografia de Luís Miguel Correia - 2010

2010-05-28

DESEMBARQUE DIFÍCIL

Confesso que após um curto período passado a bordo do CREOULA por ocasião do Dia da Marinha, me foi difícil deixar o navio e descer esta escada. A magia do CREOULA falou mais alto que a pura racionalidade habitual.
Tal já não me acontecia há anos, pois se de início as viagens por mar eram vividas com ansiadade e uma contagem de dias decrescente até ao embarque, a regularidade com que viajo em navios tornou essa experiência normal, sabendo que após a viagem em curso num dado momento outras se seguirão. E no fundo todos os navios são belos, embora uns mais belos que outros.
Enfim, questões "filosóficas" próprias de quem sente e entende a alma dos navios, o que é desde sempre o meu caso... E, claro há navios que nos marcam pela vida fora, caso do FUNCHAL, de que me lembro desde as suas primeiras viagens em 1961 e no qual embarquei pela primeira vez em Setembro de 1963, ou deste magnífico CREOULA, cuja transformação  para navio-escola acompanhei nos anos oitenta, quando tive a sorte de ser aluno de marinharia prática do então Comandante do navio, Capitão António Marques da Silva.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia - 2010

INDICATIVO DE CHAMADA: CTEL


"CTEL" (Charlie-Tango-Eco-Lima) é um conjunto de quatro letras que formam o indicativo visual ou de chamada identificativo do N.T.M. CREOULA desde 1 de Junho de 1987, data em que este navio foi transferido da Secretaria de Estado das Pescas para Marinha Portuguesa.
Cada navio tem o seu indicativo de chamada atribuído pelo País de bandeira de acordo com a convenção do Código Internacional de Sinais que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 1934. As quatro letras são atributo exclusivo de um determinado navio, e as duas primeiras letras indicam o país de bandeira.
A Portugal foram atribuídas as letras prefixo "CS", "CT" e "CU", sendo as letras CS atribuídas normalmente a navios de comércio, CT a navios de guerra e CU a navios de pesca ou navios com o registo MAR (Registo Internacional de Navios da Madeira). 
As bandeiras com o indicativo visual são içadas durante a manobra em porto, a partir do momento em que é largado o último cabo ou se suspende o ferro, devendo ser içadas ao mesmo tempo que se arria o "Jack". Este conjunto de bandeiras deve permanecer içado até o navio sair do porto ou voltar a atracar, o que no caso de Lisboa é à saída da barra do Tejo, entre torres.
Em Portugal já só os navios da Marinha de Guerra cumprem regularmente este procedimento, mantendo a tradição, como se vê nas duas imagens fotografadas no dia 22 de Maio a bordo do CREOULA durante a desatracação de Portimão.
De 1937 até 1987 o indicativo de chamada do CREOULA foi constituído pelas letras CSFY.
Texto e imagens de Luís Miguel Correia - 2010

2010-05-27

NAVIOS DA CLASSE CREOULA


Em 1936 a Parceria Geral de Pescarias encomendou ao arquitecto naval iglês Alexander Slatter o projecto de uma nova classe de bacalhoeiros de aço, inspirados nas famosas escunas da Nova Escócia, cujo resultado foi um belo veleiro de quatro mastros e proa lançada, considerado no decorrer da sua carreira o tipo de navio mais prático para a pesca do bacalhau com dóries, de que se construíram três unidades: o CREOULA e o SANTA MARIA MANUELA no ano de 1937, e o ARGUS em 1939.
Os dois primeiros estão a navegar actualmente como navios de treino de mar enquanto o ARGUS aguarda transformação no porto de Aveiro.
O antigo Grémio dos Armadores da Pesca do Bacalhau editou um album com fichas descritivas de todos os navios de pesca de bacalhau portugueses, reproduzindo-se as páginas relativas ao CREOULA e irmãos.

ENCONTRO DE IRMÃOS

O encontro do SANTA MARIA MANUELA com o CREOULA no rio Tejo no passado dia 11 de Maio acrescentou uma página à história destes lugres gémeos que sortes diferentes afastaram por muitos anos. O milagre da ressurreição do SANTA MARIA MANUELA veio enriquecer o legado dos navios e do mar, montribuindo para que se voltem a enfrentar grandes desafios oceanicos de inspiração portuguesa.
Um momento especial desse reencontro histórico foi a saudação do SMM ao CREOULA, cerca das 21H00, pouco depois de suspender, quando largou Tejo abaixo de regresso a Aveiro. Senti o momento ouvindo os apitos de terra, mas de bordo do CREOULA foram feitas estas fotografias únicas que agora partilhamos por amável cedêcia da guarnição do CREOULA
Fotografias tiradas pela guarnição do CREOULA a 11 de Maio de 2010 em Lisboa.

2010-05-26

Leme: 10º a Bombordo...

O CREOULA é uma fonte inesgotável no que se refere à fotografia, não só pela beleza única deste navio como pela dimensão humana da vida a bordo. Não é fácil estar embarcado num antigo veleiro como o CREOULA mas os oficiais e guarnição do navio superam-se em dedicação e eficiência. E recebem bem os Amigos, como constatámos uma vez mais. Um obrigado especial ao CREOULA e à Marinha Portuguesa.
Fotografias de Luís Miguel Correia tiradas durante a manobra de entrada em Portimão a 22 de Maio de 2010.

CREOULA em aproximação a Lisboa


A aterragem do CREOULA a Lisboa ontem, 25 de Maio de 2010 foi assim, com visibilidade relativamente fraca e mar suficiente para o navio mexer, ajudado pelas sempre fieis "pancadas da barra".
Em dado momento enquadrei o CREOULA com um veleiro estrangeiro, mais pequeno que ia de saída e reagia violentamente ao mar, parecendo saltar literalmente sob o efeito da ondulação. Por momentos pareceu voltar o tempo dos veleiros, não fose o facto prático de ambos os navios seguirem a motor.
Para ampliar as imagens e ver pormenores basta fazer "click" sobre cada fotografia.
Fotos de Luís Miguel Correia - 2010

Entrando a barra...


CREOULA passando o farol do Bugio ao entrar a barra do Tejo na tarde de 25 de Maio de 2010 de regresso de Portimão e Setúbal.
Fotografia de L. M. Correia - 2010

2010-05-25

Desfile Naval de 23 de Maio

Com a sua presença graciosa e tradicional, o CREOULA encerrou o desfile naval de Portimão no passado dia 23 de Maio. Mais fotografias e informação aqui...
Na imagem, o CREOULA navega na foz do rio Arade com a guarnição em formatura.

ATLÂNTICO AZUL a ver o CREOULA passar

Não resistimos a publicar esta imagem da bloguista Sailor Girl do famosíssimo ATLÂNTICO AZUL registada na barra do rio Arade no final do desfile naval de 23 de Maio que foi encerrado com a passagem do CREOULA que se vê na imagem ao lado de SG...
Concordamos com a expressão visível na imagem de que o CREOULA nunca é demais, e ficam logo muitas saudades.
Sailor Girl e CREOULA fotografados por Luís Miguel Correia

CREOULA À VISTA

O sistema AIS deste blogue acaba de detectar o CREOULA a sair a barra do rio Sado com destino a Lisboa onde está prevista a chegada do navio à Base Naval de Lisboa pelas 17h30.
O CREOULA visitou o porto de Setúbal na viagem de regresso de Portimão e esta manhã embarcou um grupo de convidados da Marinha ligados ao Instituto Diplomático.