Mostrar mensagens com a etiqueta Marinha Portuguesa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Marinha Portuguesa. Mostrar todas as mensagens

2014-06-07

CREOULA a sair de Lisboa


A largada da Base Naval de Lisboa estava marcada para a manhã de 7 de Junho de 2014 e de facto, ainda não eram 11h00 já o CREOULA navegava no canal do Alfeite e começava a envergar as velas.
Depois foi navegar sempre com rumo à Barra, junto à margem norte, próximo dos cais da Rocha e de Alcântara, passando sob a Ponte a norte do pilar norte. 
E lá fui acompanhando o CREOULA rio abaixo e fazendo muitas fotografias, pois de cada vez que eu e as minhas lentes se aproximam do lugre CREOULA os resultados são sempre diferentes. 
Pena mesmo não seguir viagem, pois esta missão do CREOULA é pouco vulgar: o navio vai visitar Sevilha, com chegada prevista para 9 de Junho depois de subir o rio Guadalquivir. 
O CREOULA vai permanecer atracado em Sevilha nos dias 10 e 11, largando para Lisboa a 12, com regresso ao Tejo previsto para 14 de Junho. 
A bordo seguiram a Universidade Itinerante do Mar e o colégio Pedro Arrupe. A UIM este ano, além do habitual cruzeiro de Verão utiliza o CREOULA para a visita a Sevilha.
 Esta imagem de pormenor permite visualizar duas alterações de pormenor no aspecto o CREOULA: o emblema do navio estampado no "triângulo" e o hélice pintado de ouro...
E o NTM CREOULA lá se fez ao Atlântico uma vez mais, como tão bem tem feito sempre desde Junho de 1937, quando largou para a primeira campanha de pesca, acabado de construir nos estaleiros da Rocha do Conde de Óbidos. E foi muito bem construído, hoje já não se constroem navios assim...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2012-09-11

Comando do NTM CREOULA

Decorreu hoje, dia 11 de Setembro de 2012, a bordo do NTM CREOULA, a cerimónia de transferência de comando do navio, tendo o Capitão-de-fragata Nuno Cornélio D'Orey Roquette Cornélio da Silva passado o comando ao seu sucessor, Capitão-de-fragata José Zacarias da Cruz Martins, numa cerimónia presidida pelo Almirante Montenegro, actual Comandante Naval.
Aos comandantes Cornélio Silva e Cruz Martins o Blogue do CREOULA apresenta cumprimentos e deseja as maiores felicidades.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CREOULA na BNL


O CREOULA atracado à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, na manhã de 11 de Setembro de 2012, durante a cerimónia de transmissão de comando do navio.

O CREOULA larga para uma missão às Berlengas para investigação científica com a EMAM na próxima Segunda-feira dia 17.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2012-08-08

CREOULA em 1987

A minha primeira capa de revista com o CREOULA, numa fotografia obtida a 10 de Junho de 1987, dia em que o navio embarcou o então Presidente da República, Dr. Mário Soares.
O CREOULA tinha acabado de ser entregue aos cuidados da Marinha e ia iniciar a sua vida activa como navio de treino de mar. 
Passados 25 anos podemos dizer que foi uma aposta ganha. Não só a Marinha tem tratado do CREOULA como mais nenhum organismo ligado ao Estado teria tratado todos estes anos, como o nosso belo Lugre tem servido Portugal no Mar com a maior dignidade, dando a conhecer essa última fronteira a milhares de portugueses e mesmo a estrangeiros, na sua maioria jovens, que na sua maior parte ficaram fans incondicionais do navio.
Agora com 75 anos dos quais estes últimos 25 operado pela Marinha Portuguesa, o CREOULA é um símbolo do melhor que se tem feito em Portugal nas últimas décadas para aproximar a Sociedade do Mar. Estão de parabéns todos quantos se têm empenhado para que assim seja. Que assim continue por muitos mais anos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2012-08-07

CREOULA a largar para os Açores

O CREOULA largou de Aveiro na tarde de 5 de Agosto de 2012 dando início a mais um cruzeiro promovido pela Universidade Itinerante do Mar, que este ano integra mais de quatro dezenas de estudantes universitários numa viagem pelo Atlântico Norte aos Açores, visitando Santa Maria, Ponta Delgada e Horta.

A saída do CREOULA foi acompanhada com emoção por muitos populares  e amigos do navio ao longo das margens da Ria de Aveiro desde o porto comercial até à Barra. A luz magnifica e o perfil de verdadeiro cisne branco do nosso CREOULA contribuiram para mais uns momentos inesquecíveis...





Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Três CREOULAS em Aveiro

Pela primeira vez desde a campanha de pesca do bacalhau de 1970, os três lugres portugueses da classe CREOULA estiveram juntos num mesmo cais: o do porto comercial de Aveiro, que serviu de palco à concentração de grandes veleiros e navios de treino de mar que deu corpo ao ÍLHAVO SEA FESTIVAL.
Os navios gémeos CREOULA e SANTA MARIA MANUELA entraram juntos em Aveiro na manhã de 3 de Agosto procedentes de Cádis atracando pela proa do antigo ARGUS de 1939, resgatado na ilha de Aruba pela empresa Pascoal, e que aguarda reconstrução e regresso ao registo português. 
O CREOULA e o seu irmão gémeo SANTA MARIA MANUELA foram construídos em Lisboa em 1936-37 para a Parceria Geral de Pescarias e Empresa de Pesca de Viana enquanto o ARGUS foi construído na Holanda em 1938-39 para a Parceria, que o vendeu em 1974 a interesses canadianos. Revendido a americanos, foi transformado para cruzeiros turísticos nas Caraíbas com o nome POLYNESIA, o que lhe permitiu resistir aos anos e navegar até ter sido resgatado novamente por interesses portugueses. 
Os dias 3, 4 e 5 de Agosto de 2012 ficam pois na história dos navios e do mar portugueses. Foi um sonho tornado realidade poder observar os três lugres no mesmo cais, o que aumenta o nosso desejo de que num futuro não muito afastado seja possível registar aqui a notícia da inauguração do ARGUS renovado. Entretanto, o ARGUS foi salvo de uma destruição muito provável, o SANTA MARIA MANUELA está a navegar em excelentes condições e tornou-se num navio magnífico e o nosso veterano CREOULA continua a sua ilustre carreira de navio de treino de mar iniciada há 25 anos, que tão bons resultados tem proporcionado. 
Espero ainda um dia poder ver os três navios no mar novamente...









Enquanto esse dia não chega, ficamos com a alma cheia de imagens dos três CREOULAS em Aveiro. Fotografias tiradas a 4 e 5 de Agosto último. Três belos navios, três expressões do melhor que o mar português significa para nós. Um mar a conjugar no presente e no futuro feito de homens e navios. Um obrigado sentido a todos os que com muito trabalho se empenharam para proporcionar este encontro inesquecível. Vivam os CREOULAS, viva a Pascoal, viva a Marinha, viva Portugal. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2012-08-04

CREOULA de visita a Aveiro


O Navio de Treino de Mar Creoula estará presente de 03 a 05 de Agosto de 2012, em Aveiro  no âmbito do Ílhavo Sea Festival 2012.
Neste período o Creoula estará aberto a visitas ao público no Porto de Aveiro, Terminal norte da Gafanha da Nazaré nos seguintes dias e horários:
Dia 03, sexta-feira, das 10h00 às 15h00;
Dia 04, sábado, das 10h00 às 21h00;
Dia 05, domingo, das 10h00 e as 16h00.
Ílhavo Sea Festival 2012 / No ano em que se comemoram os 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, que se associa ao 75.º aniversário do Creoula, do Santa Maria Manuela e da Sagres, a Câmara Municipal de Ílhavo vai realizar, entre os dias 3 e 6 de agosto, o Ílhavo Sea Festival 2012, que integra um conjunto vasto de ações de índole cultural e desportiva e que conta com a presença de alguns dos mais belos veleiros do Mundo. Esta iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ílhavo, que conta com o apoio e a colaboração de diversas entidades, vai acolher no Terminal Norte na Gafanha da Nazaré veleiros tão deslumbrantes como os navios Creoula, Santa Maria Manuela e Argus, reunindo assim 34 anos depois a mundialmente conhecida Frota Branca Portuguesa, bem como o Mir, o Alexander von Humboldt II, Dar Mlodziezy, Pelican of London, Guayas; Fryderiyk Chopin, Zawisza Czarny, Johanna Lucretia e Maybe, entre outros.
O Navio de Treino de Mar “CREOULA” / O Navio de Treino de Mar (NTM) “Creoula” é um grande veleiro com 67,4 metros de comprimento, 4 mastros e armação em lugre, construído, em 1937. Navega há 75 anos, sempre com a Bandeira de Portugal.
Em 1987, o Creoula foi transferido para o Ministério da Defesa Nacional, tendo iniciado as missões como Navio de Treino de Mar, sob operação da Marinha, tendo sido nomeado como seu primeiro Comandante o Capitão-de-mar-e-guerra João Manuel Velho da Silva Dias.
O Creoula cumpre atualmente 25 anos ao serviço de Portugal como navio de treino de mar, com a missão de proporcionar a prática marítima quer a candidatos a profissionais do mar, quer a instruendos de treino de mar, quer ainda à preparação da juventude em geral, no desígnio de levar os cidadãos portugueses a conhecer melhor o mar e a terem consciência da importância estratégica que este confere a Portugal, em todas as suas vertentes: social; económica; ambiental; transporte marítimo; desportiva, industrial; turística, energética, bem como na componente de segurança e defesa.
Desde 1987 até 2011, ao longo de mais de 20.000 horas de navegação e mais de 100.000 milhas percorridas, o “Creoula” embarcou mais de 15.000 cidadãos, que, através desta experiência, ficaram com uma maior perceção da dimensão e importância do Mar para Portugal, nas mais diversas vertentes.
O NTM “Creoula” é comandado pelo Capitão-de-fragata Nuno Maria d’Orey Roquette Cornélio da Silva e conta para esta missão com uma guarnição de 43 militares (06 Oficiais, 03 aspirantes a Oficial, 06 Sargentos e 28 Praças).
Imagens / images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2012-03-17

O CREOULA e a Faina Maior

Antigo lugre bacalhoeiro, o CREOULA pescou um total de 22.700 toneladas de bacalhau  nas suas 37 campanhas anuais de 1937 a 1973.
A pesca era efectuada à linha de forma tradicional com recurso aos dóries individuais, e algumas destas embarcações estão ainda hoje presentes a bordo do CREOULA, como se pode apreciar pelas fotografias tiradas a bordo a 29 de Fevereiro último.
Em 1937, quando o navio entrou ao serviço da Parceria Geral de Pescarias, a empresa armadora tentou introduzir uma alteração no tipo de dóries, equipando o navio com dóries para dois pescadores, à francesa, mas a experiência correu tão mal que durante a campanha o navio teve de pedir dóries aos restantes navios da Parceria e voltou-se assim à pesca individual... Cada pescador era "capitão" do seu dóri e venceu o individualismo...



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Casa das Máquinas exemplar

Numa das minhas visitas recentes ao NTM CREOULA tive oportunidade de visitar e fotografar pormenorizadamente a Casa das Máquinas do navio.
Fiquei agradavelmente surpreendido. 
Dada a natureza do navio, um lugre de quatro mastros, em que a propulsão mecânica teve sempre um carácter de auxiliar, não me surpreendeu que o espaço fosse reduzido.
Gostei de tudo o que vi. Tenho estado em muitas instalações propulsoras a bordo de navios de todos os tipos e dimensões e nunca tinha estado numa tão limpa e impecável. Não esperava encontrar uma casa da máquina de há 75 anos, pois sei que o navio tem sido actualizado permanentemente por forma a ir cumprindo as suas funções, hoje muito diferentes das que se impunham em 1937 com a pesca do bacalhau. Há de facto muito poucos equipamentos originais, com destaque para o belíssimo telégrafo fornecido em 1937 pela Casa Garraio, que felizmente continua de portas abertas no Cais do Sodré. Quase tudo o resto é mais recente, a começar pela máquina principal, de 500 BHP que data da década de 1990.
Para iniciar esta visita fotográfica às máquinas do CREOULA, seleccionámos uma fotografia do telégrafo, uma imagem de diversos registos da máquina, e uma perspectiva do motor principal, que é muito pequenino. Vamos voltar ao assunto com mais fotografias.
Um agradecimento à Marinha, ao Comando e aos Oficiais e Guarnição do CREOULA pelo apoio e simpatia com que sempre têm sabido incentivar o BLOGUE DO CREOULA...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2011-09-03

É sempre assim a partida...

É sempre assim a partida do NTM CREOULA: pontualmente larga da base, habitualmente pelas 10H00 depois de receber a bordo os instruendos para mais uma aventura de (re) descoberta do mar, que tanto pode ser de aquém ou além Tejo, navegar por um dia ou mais de uma semana.






Após largar sai da base seguindo pelo canal do Alfeite rumando ao Mar da Palha. A bordo o entusiasmo dos participantes na aventura está em crescendo, com a certeza de mal ter começado a viagem. Ouvem-se dois apitos e o navio começa a guinar para bombordo, o tal lado bom da costa de África visto de bordo das caravelas em viagens de descobertas. A Praça do Comércio fica agora pela popa e dentro de momentos passa-se sob a ponte 25 de Abril ex-Salazar. Visto de terra o CREOULA funde-se lá no meio do Tejo, proa à barra, a perder-se por entre o casario da velha Lisboa de sempre habituada a ver navios. 
Boa viagem CREOULA...
Fotografias tiradas na largada do CREOULA a 4 de Junho de 2011.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia