2010-05-25

AMIGOS DO CREOULA

O CREOULA impõe a sua presença carismática e tradicional sempre que visita portos nacionais ou estrangeiros. Foi o que se verificou agora em Portimão, de 19 a 23 de Maio de 2010, por ocasião das comemorações do Dia da Marinha. 
Centenas de pessoas, incluindo turistas estrangeiros, visitaram o CREOULA, que vai sempre aumentando a sua popularidade com novos amigos e admiradores, como este grupo de crianças que fotografei a bordo no dia 23. Quem sabe se a visita não terá despertado em algumas destas crianças uma vocação de futuro no mar?
Fotografia de Luís Miguel Correia a bordo do CREOULA

Empresa de pesca salva lugres bacalhoeiros

"O Santa Maria Manuela (SMM) e o Argus são os dois lugres bacalhoeiros de quatro mastros que foram adquiridos e salvos da inactividade definitiva pela empresa de pesca e transformação de pescado Pascoal & Filhos, S.A. Os navios vão ser aproveitadas para o "turismo de vocação marítima" e prevê-se que o SMM faça as suas primeiras viagens temáticas já neste verão.
Aníbal Paião, um dos accionistas da Pascoal & Filhos, explicou ao Diário de Notícias em que consiste a nova vertente turística que pretende promover: "Não é turismo de massas, é turismo de nicho. O navio leva 50 pessoas, é intmista e queremos que seja também familiar". 
O SMM e o Argus faziam parte da Frota Branca portuguesa que, na época da II Guerra Mundial, reunia um conjunto de navios de pesca do bacalhau, todos pintadas de branco, como sinal da neutralidade lusa no conflito. Em 1993, o SMM parou a actividade, apesar da extinta Fundação SMM ter tentado recuperar o navio.
Em 2007, a Pascoal adquiriu o SMM, do qual apenas restava o casco. Os sócios Aníbal Paião e João Vieira avançaram com a restauração de um dos mais célebres símbolos da faina maior. Actualmente, o SMM mantém um aspecto exterior próximo do original, mas o interior foi completamente remodelado - salas para reuniões, ar condicionado, cozinha mais espaçosa e moderna e camarotes com casa de banho privativa são algumas das novas valências do navio.
As viagens temáticas a bordo do SMM terão como destinos os Açores, a Madeira e o Mediterrâneo. As pessoas participantes, "se quiserem, são divididas por grupos, fazem quartos (turnos de quatro horas), navegação antiga e moderna, leme, vigia, faina das velas, podem ir para a cozinha ou acompanhar o oficial maquinista", explicou Aníbal Paião ao Diário de Notícias.
Nos planos encontram-se ainda viagens ao Canadá, Islândia e Noruega, ao serviço da "divulgação da história da pesca do bacalhau" e para "encontrar-se com outros navios da empresa que estão a operar e mostrar como é a pesca em alto mar".
Entretanto, o SMM já realizou a sua primeira viagem turística rumo a Lisboa, para participar nas cerimónias oficiais de recepção ao Papa Bento XVI.
Por sua vez, o ARGUS - que de momento se chama "Polynesia" - foi comprado pela empresa em 2008 e está, neste momento, a aguardar restauração. 
A empresa Pascoal & Filhos foi fundada em 1937 pela família Pascoal, de Aveiro sendo uma das poucas empresas armadoras portuguesas com navios de pesca de bacalhau ainda em actividade.
A imagem mostra os lugres SANTA MARIA MANUELA e POLYNESIA (ARGUS) atracados na Gafanha da Nazaré no dia 24 de Maio de 2010, fotografados por Luís Miguel Correia
Resumo de texto publicado dia 24 de Maio de 2010 no Diário de Notícias, corrigido e editado para o BLOGUE DO CREOULA por Luís Miguel Correia.

CREOULA no desfile naval em Portimão


O navio de treino de mar CREOULA fotografado a 23 de Maio de 2010 junto à barra do rio Arade durante o desfile naval comemorativo do Dia da Marinha de 2010.
O CREOULA permaneceu em Portimão de 19 a 23 de Maio, apesar de no dia 22 ter saido para o mar fundeando frente à praia da Rocha, para permitir a atracação de navios de passageiros no cais comercial.
Nestas imagens sobressai  a grande beleza do navio que recebeu a bordo algumas centenas de visitantes.

2010-05-24

FESTA DE BANDEIRAS


CREOULA em Portimão, dia 23 de Maio de 2010: antes da largada, as bandeiras do código internacional de sinais que decoravam  os mastros são arriadas numa manobra ao mesmo tempo interessante e colorida...
Fotografias de Luís Miguel Correia - 2006

FESTA DE BANDEIRAS


O CREOULA é de facto um navio de uma beleza extraordinária: a sua presença no Dia da Marinha em Portimão marcou um regresso ao serviço activo após muito tempo parado para reparações.
Fotografias de Luis Miguel Correia, acabado de regressar do N.T.M. CREOULA.

2010-05-21

SANTA MARIA MANUELA E CREOULA...


Os irmãos CREOULA e SANTA MARIA MANUELA juntos em Lisboa num reencontro histórico dia 11 de Maio de 2010.
Os navios foram encomendados em 1936 segundo projecto desenvolvido para a Parceria Geral de Pescarias. Foi atribuído ao CREOULA o número de construção 32 e ao SANTA MARIA MANUELA o nº 33. O contrato foi assinado com a Sociedade de Construções Navais, que até 31 de Dezembro de 1936 foi concessionária do Estaleiro Naval do Porto de Lisboa, tendo sido atribuídos aos navios números de construção de acordo com esta empresa. A transferência da concessão para a Companhia União Fabril a 1 de Janeiro de 1937 não trouxe alteração dos números de construção, tendo a CUF recomeçado a contagem de números de construção a partir de 100 depois destes navios terem sido efectivamente construídos e entregues em Junho de 1937.
O SANTA MARIA MANUELA era para se ter chamado ARGUS, mas o contrato relativo a este navio foi cedido pela Parceria à Empresa de Pesca de Viana, acabando por ser encomendado à Holanda outro ARGUS, entregue em Maio e 1939 e que aguarda na Gafanha da Nazaré que a Pascoal o recupere.
Texto e fotos de Luís Miguel Correia

2010-05-18

CREOULA em Lisboa 11 de Maio

Album de recordações do NTM CREOULA: o navio fundeado no Mar da Palha em frente  Lisboa a 11 de Maio de 2010 próximo da Fragata NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA. Duas das unidades da Marinha presentes durante a missa do Papa Bento XVI.
Fotografia de L. M. Correia a bordo do n.m.S. JORGE

CREOULA rumo a Portimão


Posição do NTM CREOULA às 01H45 de 18 de Maio de 2010 em navegação a Sul do Cabo Espichel com rumo 170º e 7.5 nós de velocidade.

2010-05-17

CREOULA NO DIA DA MARINHA 2010

O CREOULA vai ser um dos navios participantes nas comemorações de mais um DIA DA MARINHA, que este ano terão lugar em Portimão, de 15 a 23 de Maio.
O CREOULA larga da Base Naval de Lisboa no dia 17 de Maio de 2010 pelas 22h00 com destino a Portimão, onde tem chegada prevista para as 07h00 de 19 de Maio. Devido a falta de espaço de atracação no porto de Portimão, no dia 22 o CREOULA saiu para o mar por forma a permitir a entrada no porto de um navio de passageiros. No dia 23 o nosso CREOULA participa no desfile naval e regressa ao Tejo, com uma passagem por Sesimbra, dia 25 de manhã e entrada na BNL no mesmo dia pelas 17h00. Esta viagem do CREOULA é a primeira que o navio efectua desde Outubro de 2008, depois de um período relativamente longo de imobilização para reparação no Arsenal do Alfeite. Bom regresso aos mares, CREOULA...
Fotografia do CREOULA fundeado em Lisboa no passado dia 11 de Maio tirada por Luís Miguel Correia

2010-05-12

CREOULA na visita papal



Imagens do CREOULA fundeado frente ao Terreiro do Paço no dia 11 de Maio de 2010 durante a visita do Papa Bento XVI a Lisboa.
Fotos de Luís Miguel Correia-2010

CREOULA na visita do Papa Bento XVI


Imagens do CREOULA frente à Praça do Comércio durante a participação do navio na cerimónia religiosa associada à visita a Lisboa do Papa Bento XVI.
Fotografias de Luís Miguel Correia-2010

CREOULA e SANTA MARIA MANUELA


No dia 11 de Maio de 2010 o CREOULA recebeu no Tejo o seu irmão gémeo SANTA MARIA MANUELA, num encontro histórico por ocasião da participação de ambos os navios na manifestação marítima e naval associada à visita do Papa Bento XVI a Portugal, que ocorreu em Lisboa por iniciativa da Associação Naval de Lisboa e reuniu dezenas de embarcações e alguns navios fundeados frente à Praça do Comércio durante a celebração da missa papal.
Fotografias de Luís Miguel Correia a 11 de Maio de 2010.

2010-05-11

INAUGURAÇÃO DO SANTA MARIA MANUELA

Decorreu ontem, dia 10 de Maio de 2010, na Gafanha da Nazaré, de forma particularmente feliz, a inauguração oficial do lugre SANTA MARIA MANUELA após profunda reconstrução efectuada em Aveiro e Marin.
A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, contando ainda com a presença de numerosas entidades oficiais e muitos Amigos do SANTA MARIA MANUELA, em cujo grupo se incluiu este "Blogue do CREOULA".
A data não podia ser mais apropriada: exactamente 73 anos depois do lançamento à água, o SANTA MARIA MANUELA retoma a sua forma original de lugre de quatro mastros, totalmente modernizado e adaptado a uma nova vida como navio de passageiros e investigação.
Imagens de Luís Miguel Correia na Gafanha da Nazaré - 2010

CREOULA e irmão

Três Comandantes do CREOULA junto ao SANTA MARIA MANUELA na ponte-cais da firma Pascoal, ontem, 10 de Maio de 2010, durante a festa de inauguração do SMM.
Da esquerda para a direita, o Cte. João da Silva Ramos, que comandou o CREOULA nos últimos 4 anos, o Capitão da Marinha Mercante António Marques da Silva, que foi comandante do CREOULA de 1970 a 1972, ainda no tempo da Parceria, e depois coordenou a transformação deste para navio-escola na década de 1980, e o actual Comandante do nosso CREOULA, Cte. Cornélio da Silva.
Fotografia e texto de Luís Miguel Correia - 2010

2010-05-10

CREOULA: 73 anos

Há precisamente 73 anos, no dia 10 de Maio de 1937, dois belos lugres de quatro mastros desciam as carreiras de construção no estaleiro da Administração Geral do Porto de Lisboa (AGPL), então concessionado à CUF: o CREOULA e o seu irmão gémeo SANTA MARIA MANUELA.
O primeiro serviu a Parceria Geral de pescarias até 1973 e foi depois vendido ao Estado e adaptado para navio-escola. O segundo destinou-se à Empresa de Pesca de Viana, apesar de inicialmente ter sido encomendado pela Parceria - deveria chamar-se ARGUS.
Passados todos estes anos, há que registar com felicidade o rejuvenescimento do CREOULA e do seu gémeo, que chegou a Aveiro no passado dia 2 de Maio vindo do estaleiro em Marin. 
Fotografia do CREOULA no canal de acesso à Base Naval de Lisboa, na tarde de 6 de Maio de 2010, regressando de uma curta viagem na costa portuguesa.

2010-05-06

CREOULA largando para o mar


O CREOULA descendo o Tejo rumo ao mar e a mais um exercício de treino da guarnição com vista à certificação do navio após os fabricos a que submetido no Arsenal do Alfeite.
Fotografias tiradas a 5 de Maio de 2010 por Luís Miguel Correia

2010-05-04

VIVA O SANTA MARIA MANUELA

O Lugre de quatro mastros português SANTA MARIA MANUELA viu concluída a sua reconstrução e transformação em navio-escola este mês de Maio e regressou a Aveiro no passado Domingo dia 2 de Maio de 2010, sendo recebido festivamente na Barra.
A recuperação do SANTA MARIA MANUELA é um acontecimento tão importante para a actualidade marítima portuguesa que ultrapassa em significado a importância da reconstrução física do navio. Isto porque é obra de Gente que tem o Mar na Alma e capacidade de iniciativa própria sem esperar que o Estado faça tudo. Parabéns aos armadores do SMM e felicidades para o navio, suas tripulações e passageiros.
Imagem do blogue do SMM, cuja visita é aconselhada, aqui... 
Texto de Luís Miguel Correia.

2010-04-17

CREOULA entrando no Alfeite



Após umas horas de navegação com máquina no rio Tejo, o CREOULA regressou à Base Naval de Lisboa auxiliado pelos rebocadores ALERTA e ZÉZITO e nós registámos o momento no Caramujo. Fotos tiradas a 16 de Abril de 2010.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2010-04-06

CREOULA no Arsenal 2010-04-02

Navio-escola CREOULA atracado no Arsenal do Alfeite a 2 de Abril de 2010, em fase de conclusão dos extensos fabricos a que o navio foi submetido e levou à sua imobilização desde 2008.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2010-04-01

CREOULA no Arsenal

Navio-escola CREOULA atracado no Arsenal do Alfeite na tarde de 31 de Março de 2010, na fase final de uma grande reparação que obrigou ao cancelamento das viagens previstas para 2009.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2010-03-21

SAUDADES DO CREOULA





















Os últimos meses têm-nos forçado a um duro jejum relativo ao nosso querido CREOULA, devido à paragem do navio para rejuvenescimento. 
Felizmente o CREOULA vai voltar em breve ao mar. Entretanto matam-se saudades com esta imagem do navio a aguardar a benção dos bacalhoeiros no Tejo antes de largar para a faina na década de 1960.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2010-03-10

S / V POLYNESIA ex-ARGUS





















Navio de cruzeiros à vela POLYNESIA segundo apresentação inserida na brochura de 1994 da companhia Windjammer Barefoot Cruises, de Miami.
Como se vê logo pela proa, trata-se do antigo lugre bacalhoeiro português ARGUS de 1939, irmão mais novo do CREOULA, que agora aguarda na Gafanha da Nazaré uma decisão quanto a uma eventual recuperação nos mesmos moldes do SANTA MARIA MANUELA.
Texto e fotografias de colecção de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2010-03-05

CREOULA no Tejo

Lugre bacalhoeiro CREOULA, da Parceria Geral de Pescarias, fundeado frente a Belém, no rio Tejo, antes de largar para mais uma campanha, na década de 1960. Imagem da colecção LMC.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2010-01-13

CREOULA no Arsenal do Alfeite


Imagem do Navio-escola CREOULA fotografado a 13 de Janeiro de 2010 atracado a uma das pontes-cais do Arsenal do Alfeite onde o navio se encontra em fabricos há cerca de um ano. Entretanto na Galiza, o seu irmão gémeo SANTA MARIA MANUELA ultima o renascimento das cinzas qual Fénix. Espero um dia não muito distante ter o gosto de assistir a uma grande festa náutica e naval de homenagem aos três cisnes CREOULA, SANTA MARIA MANUELA e ARGUS, com a participação das três unidades.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2009-07-01

CREOULA NO ARSENAL

CREOULA atracado no Arsenal do Alfeite a 27 de Junho de 2009 em reparação. Podem observar-se ainda o navio oceanográfico D. CARLOS I e a lancha hidrográfica ANDRÓMEDA, também em beneficiações no Arsenal.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

CREOULA NO ARSENAL


"Close up" da popa do Lugre CREOULA atracado ao Arsenal do Alfeite. Pode ver-se ainda a proa da Corveta JACINTO CANDIDO, a sofrer uma grande reparação.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

CREOULA EM REPARAÇÃO

Dois aspectos do
NTM CREOULA fotografado
a 27 de Junho de 2009
atracado a uma
das pontes-cais
do Arsenal do Alfeite.

O navio está a sofrer uma reparação que impediu as viagens de treino e instrução previstas para este Verão de 2009.

Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2009-06-25

CREOULA com publicação da UIM

A Universidade Itinerante do Mar publicou um belíssimo livro sobre as campanhas efectuadas no Verão de 2008 a bordo do NTM CREOULA.
Intitulado "CUADERNOS DE BITÁCORA CAMPAÑA 2008, este livro em formato A4 regista as viagens promovidas pela UIM em 2008 no nosso CREOULA, entre Aviles e Ruão, de 30 de Junho a 11 de Julho, de Ruão ao Ferrol, entre 10 e 20 de Julho, e do Ferrol a Lisboa, de 20 a 27 de Julho de 2008.
As actividades da UIM são promovidas conjuntamente pelas universidades de Oviedo e do Porto.
Texto de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2009-06-17

MACARONÉSIA 2009

A actual imobilização do NTM CREOULA no Arsenal do Alfeite obrigou ao cancelamento dos cruzeiros de instrução previstos para o Verão de 2009.
A Universidade Itinerante do Mar tinha programado utilizar o famoso lugre-escola português de 10 de Julho a 13 de Agosto, período em que o navio deveria visitar os arquipélagos da Madeira e Canárias, o Norte de África e o Algarve. Faria escalas nos portos seguintes: Funchal, Tenerife, La Palma, Cádis, Ceuta, Tanger, Portimão a partir de Lisboa.
Texto de Luís Miguel Correia. Direitos reservados

CRUZEIRO UIM 2009

Em vez do CREOULA a UIM vai utilizar este ano o veleiro CERVANTES SAAVEDRA num cruzeiro entre Marin e Cádis, com escalas no Porto e em Lisboa, que decorrerá de 19 a 30 de Julho.
Trata-se de um navio de 48 metros construído na Suécia em 1934 como navio-balizador. Foi adaptado a veleiro na década de 1970, à semelhança do lugre português PRÍNCIPE PERFEITO.
Texto de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2009-06-01

CREOULA NO ARSENAL DO ALFEITE



O Navio-escola CREOULA não navega este ano de 2009.
O navio encontra-se atracado a uma das pontes-cais do Arsenal do Alfeite em reparação depois de ter passado o Inverno na Base Naval de Lisboa como habitual.
Numa das nossas patrulhas pelo Mar da Palha, fotografámos o CREOULA no dia 29 de Maio de 2009. A qualidade das imagens é inferior à habitual, mas regista a situação actual do navio.
Entretanto, e na falta de mais informações concretas, resta-nos desejar ver o CREOULA a navegar novamente assim que possível.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2009-05-05

ONDE ESTÁ O CREOULA?


Onde anda o CREOULA?
Para obter uma resposta visual faça "click" sobre a imagem e observe os navios em reparação no Arsenal do Alfeite, destacando-se o CREOULA ao lado da corveta JACINTO CANDIDO (no plano inclinado), podendo ainda ver-se o POLAR.
Depois de hibernar na base naval de Lisboa durante o período de Inverno, na Primavera o navio é sempre sujeito a fabricos a título de preparação para as viagens de instrução que normalmente dcorrem de Maio a Outubro. Imagem obtida a 26 de Abril de 2009.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2009-02-26

ARGUS de 1939 comprado pela Pascoal

O antigo lugre português ARGUS, construído há 70 anos na Holanda, foi comprado no porto de Aruba pela empresa PASCOAL, de Ilhavo e vai regressar a Portugal.
O navio chama-se actualmente POLYNESIA e estava arrestado em Aruba desde Outubro de 2007 por abandono do anterior armador.
O ARGUS / POLYNESIA foi comprado em leilão no dia 22 de Janeiro de 2009 e deverá ser rebocado para Aveiro.
O novo armador conta a história da compra do ARGUS no site THE NEW QUEST FOR THE SCHOONER ARGUS aqui...
Texto de L. M. Correia e imagem da colecção Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)