2008-05-22

CREOULA e SAGRES no Funchal 21-05-2008

Belas imagens enviadas do Funchal pelo entusiasta de navios Sérgio Ferreira, cuja colaboração agradecemos. O lugre CREOULA e a barca SAGRES atracados ao molhe da Pontinha para as comemorações do Dia da Marinha.
O CREOULA voltará este ano ao Funchal em Setembro integrando a regata dos 500 anos da cidade do Funchal
Texto de Luís Miguel Correia. Fotografias de Sérgio Ferreira.Direitos reservados (copyright)

2008-05-15

CREOULA NO DIA DA MARINHA

O CREOULA é uma das 9 unidades da Marinha de Guerra Portuguesa presentes nas comemorações do Dia da Marinha que este ano terá as principais festividades na cidade do Funchal. Fazer click na imagem para ampliar e ler o programa.
Texto de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

CREOULA DE PARTIDA


Avistámos hoje o CREOULA a navegar no Tejo, rumo ao Arquipélago da Madeira, onde participará nas Comemorações do Dia da Marinha. Ia lindíssimo e elegante como habitual. Desejamos-lhe uma boa viagem e disponibilizaremos mais informações à medida em que as formos recebendo.

Texto de Raquel Sabino Pereira e fotografia de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2008-05-11

CREOULA: 71 ANOS EM CASCAIS



Fez hoje exactamente 71 anos que o Lugre CREOULA foi lançado ao Tejo, em Lisboa, à Rocha do Conde de Óbidos em ambiente festivo.
Passados 71 anos fomos fotografar o CREOULA em Cascais, fundeado junto ao Porto de Recreio local, em ambiente mais discreto e tranquilo, de cara lavada e aspecto limpo, acabado de sair de um periodo de manutenção técnica no Arsenal do Alfeite. Os nossos parabéns ao CREOULA, aos seus Oficiais e Guarnição e à Marinha que tão bem vai tratando este antigo bacalhoeiro.
Fotografia e texto de Luís Miguel Correia (Copyright)

2008-05-09

Amanhã é o Aniversário do CREOULA!

Nasceu em 10 de Maio de 1937, mas continua jovial e belíssimo, graças ao esmerado cuidado e dedicação permanente da Marinha Portuguesa, que por isso estará igualmente de Parabéns. Em 2007 tive a enorme felicidade de participar na Festa do seu 70.º Aniversário. Este ano já está felizmente a navegar, embarcando hoje instruendos do CNOCA e regressando à Base Naval do Alfeite no Domingo. Estará temporariamente fundeado na Baía de Cascais (provavelmente Sábado ou Domingo), por isso recomendo a todos um passeio pela Marginal de Cascais, pode ser que tenham uma bela surpresa! Não se esqueçam de vir aqui deixar-lhe um comentário com votos de Feliz Aniversário! E, já agora, visitem o blogue do seu irmão-gémeo [Santa Maria Manuela]!...
Tomorrow is CREOULA's Birthday!

She was born in May 10, 1937, and is still young at heart and even more beautiful than ever, thanks to the extreme care and permanent dedication by the Portuguese Navy. Last year I had the pleasure to attend to her 70th Anniversary Party. This year she is already on duty, with participants from CNOCA. Please do not forget to come here and leave a comment with Birthday Wishes! You are also welcome to go [HERE] and leave a comment also to her twin-sister Santa Maria Manuela!...

Texto de Raquel Sabino Pereira e fotografia de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

UIM 2008 - Folheto da Universidade de Oviedo





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UIM 2008

Para se candidatar deverá preencher e enviar, até ao dia 31 de Maio de 2008 (prazo actualizado), a seguinte [ficha de candidatura], acompanhada de um texto de motivação, [questionário médico] e [termo de responsabilidade], para [educacao.continua@reit.up.pt]. Para mais esclarecimentos, contactar Joana Coutinho/ Eugénia Moeda, através dos telefones 220408053/ 220408192.

To apply to participate you should fill in and send until May 31 (new deadline) this [application] form, with a motivation letter and other forms you may request to the following email: [educacao.continua@reit.up.pt]. For more information, please contact Joana Coutinho/ Eugénia Moeda (+ 351 22 040 8053 and +351 22 040 8192).

2008-05-08

(Sun rising aboard Creoula in August 2004)

Yesterday I had the honour to meet Eng.º Gonçalves Viana, former Secretary of State for Portuguese Shipping, former Secretary of State for Portuguese Fisheries and former President of the Board of SOPONATA. He was one of the key persons to turn «CREOULA» into a sail training ship, thus enabling her to keep sailing instead of being turned into a static museum.

Ontem tive a honra e grande alegria de finalmente conhecer o Senhor Eng.º Gonçalves Viana, antigo Secretário de Estado da Marinha Mercante e antigo Secretário de Estado das Pescas, e durante muitos anos presidente do conselho de administração da SOPONATA - Sociedade Portuguesa de Navios Tanques. Foi um dos principais defensores da manutenção do «CREOULA» no activo e a navegar, tendo o seu contributo sido indispensável à recuperação deste importante navio e à sua tranformação em Navio de Treino de Mar.
Texto e fotografias de Raquel Sabino Pereira. Direitos reservados (copyright)

Universidade Itinerante do Mar - 2008


(Clique para aumentar * Click to better view)

Abstract: this post informs about this year's edition of the University of the Sea, a partnership between the Universities of Oporto (Portugal) and Oviedo (Spain) aboard «CREOULA». You may apply to participate until 15th May 2008. Feel free to contact [Marina Silva] at the organization for more information (Telephone no. +351 223 401 806 or no. +351 91 834 5456).
As Universidades do Porto (através do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e de Oviedo estão a promover o lançamento de mais uma edição da “Universidade Itinerante do Mar”, subordinada ao tema geral “Energia, Ambiente & Mar” com ênfase na implicação das questões da energia no desenvolvimento sustentado e o mar como fonte de energia e rota de transporte.

A Universidade Itinerante do Mar é um programa que visa a promoção da identidade marítima dos estudantes portugueses e espanhóis de várias origens, através do contacto com o mar e com o conhecimento sobre as suas potencialidades, actividades e cultura. A terceira edição da UIM decorre entre 30 de Junho e 26 de Julho de 2008, e será organizada em torno de três cursos com 42 estudantes cada num total de 126 estudantes que, a bordo do Navio de Treino de Mar (NTM) «CREOULA», beneficiarão de um programa específico de formação, composto por diferentes momentos em terra e a bordo.

O primeiro curso terá início na Universidade de Oviedo (Espanha) e seguirá, após embarque em Avilés, rumo a Gijón (Espanha) e a Rouen (França). O segundo curso terá início em Rouen (França) e seguirá rumo a Ferrol (Espanha). O terceiro inicia-se em Ferrol (Espanha) e seguirá rumo a Viana do Castelo e Lisboa (Portugal).

Inscrições abertas até 15 de Maio de 2008 para estudantes universitários de qualquer instituição, estudantes do ensino secundário e profissionais.

Mais informações [AQUI]. Contacto: [Marina N'Deye Pereira Silva]. Tel: +351 223401806 - TM: +351 918345456.

2008-04-01

CREOULA DOCADO NO ARSENAL DO ALFEITE


O navio de treino de mar “Creoula” será docado na doca seca do Arsenal do Alfeite em 11 de Março, para realizar trabalhos de manutenção de rotina, que se prevê que se prolonguem por quatro semanas.
O “Creoula”, que tem o estatuto legal de Unidade Auxiliar de Marinha, é um antigo lugre bacalhoeiro de 4 mastros, com pano latino, que se manteve activo em campanhas de pesca na Terra Nova até 1973. Construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF, em Lisboa, na Rocha do Conde d’ Óbidos, para a Parceria Geral das Pescarias, o navio foi lançado à água no dia 10 de Maio e efectuou, ainda nesse ano, a sua primeira campanha de pesca. Uma curiosidade é o facto de o navio ter sido construído no tempo recorde de 62 dias úteis. Por volta de 1985 o navio foi sujeito a alterações e foi transferido para a responsabilidade do Ministério da Defesa Nacional, que o entregou para operação à Marinha passando a ter as missões de divulgação da náutica e da marinharia junto da juventude escolar e de proporcionar treino básico de marítimos.
É com alguma expectativa que se acolhe o “Creoula” na doca seca, na medida que a última docagem deste navio no Arsenal ocorreu em 1992, por ocasião da realização de extensos trabalhos de modernização que incluíram a substituição do motor propulsor.

Texto do Arsenal do Alfeite. Fotografia de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2008-03-31

Por despacho de 22 de Janeiro de 2008, publicado no n.º 13 das ORDENS DA ARMADA, de 26 de Março de 2008, o Senhor Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada concedeu a Medalha Militar da Cruz Naval ao Primeiro-tenente EN-MEC HUMBERTO MIGUEL MACHADO BENTO D. AFONSO e ao Segundo-tenente JOSÉ ALBERTO BATISTA VENTURA.
Esta condecoração foi criada em 11 de Outubro de 1985, sendo atribuída nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 26.°, da alínea c) do n.º 1 do artigo 27.° e do n.º 3 do artigo 34.° do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 316/2002, de 27 de Dezembro, que pode ser visualizado [AQUI].

Destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Armada Portuguesa.

Tive o privilégio de navegar com os Tenentes Afonso e Ventura a bordo do CREOULA em dois embarques: o primeiro em 2005, no Cruzeiro aos Açores (organizado com a Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas) e o segundo em 2007, na recta final da Universidade Itinerante do Mar (organizada com as Universidades do Porto e de Oviedo).
Recordo, com saudade, a forma afável e profissional com que nos treinaram sempre que nos eram distribuídas as funções de Adjunto do Oficial de Quarto ou de Limitações de Avarias a bordo do CREOULA. E a paciência que tiveram para comigo e outros instruendos sempre que lhes pedíamos autorização para embarcar na semi-rígida (devo ter sido muito maçadora, por isso escolhi esta fotografia, tirada por mim a bordo do Creoula, em 25 de Agosto de 2007, fundeados em Sesimbra, como recordação de todas as vezes que me deixaram embarcar).

Aos Senhores Tenentes Afonso e Ventura votos dos maiores sucessos e felicidades no prosseguimento das suas carreiras e que continuem a servir de exemplo à Juventude, inspirando-os quem sabe até para uma futura profissão ligada ao Mar....

Texto e fotografias de Raquel Sabino Pereira. Direitos reservados (copyright)

2008-03-07

Leiam as notícias que colocámos hoje no [Blogue do Creoula na Imprensa], referentes à participação do CREOULA na Tall Ships «Funchal 500 Anos».
Texto e fotografia de Raquel Sabino Pereira. Direitos reservados (copyright)

ARRANJO GERAL DO SANTA MARIA MANUELA

É com alguma comoção que publicamos este belíssimo desenho de arranjo geral definitivo do Lugre SANTA MARIA MANUELA, apresentado oficialmente no site do SMM.
Muitos parabéns ao Armador e promotor da recuperação deste ícone da história marítima portuguesa do século XX.
Estão de parabéns também todos os portugueses amantes das coisas do mar e dos navios.
Texto de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2008-03-02

TRADIÇÃO MARÍTIMA


Se há alguém em Portugal que bem tem sustentado as tradições marítimas num plano contemporâneo, é a Família Bensaude.
Desde meados do século XIX, esta ilustre família dos Açores tem desenvolvido actividades diversas ligadas aos navios e à navegação, o que continua a fazer no presente. Esteve ligada à fundação de algumas das principais empresas marítimas como a Empresa Insulana de Navegação, a Empresa Nacional de Navegação, ou a Parceria Geral de Pescarias, e para além de envolvimento no agenciamento de navios nos Açores e no Continente, continua a armar navios através da Mutualista Açoreana de Transportes Marítimos S.A., actualmente a operar dois porta-contentores, um dos quais construído em Viana do Castelo e introduzido em Julho de 2007 na linha Continente - Açores.
A fotografia que publicamos tem por isso um significado particular na ligação passado - presente: o lugre CREOULA, construído em Lisboa em 1937 por encomenda do Sr. Vasco Bensaude, vendo-se por entre os mastros o porta contentores HYDRA J, actual FURNAS (III), operado pela AÇOREANA na carreira dos Açores.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2008-02-28

Lugre ARGUS em Belém


Fotografia do Tejo tirada a 10 de Abril de 1969 vendo-se o lugre ARGUS da Parceria Geral de Pescarias carregado e preparado para a campanha.
O navio está fundeado em frente a Belém, onde se fazia a concentração final da frota bacalhoeira para as cerimónias de benção e despedida, ritual repetido todos os anos.
Texto de L. M. Correia. Fotografia da colecção de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2008-02-06

CREOULA EM 1983

A minha primeira fotografia do CREOULA tirada a 30-01-1983, atracado ao cais do gás, no extremo nascente do cais de Santos, durante a primeira fase da transformação de bacalhoeiro para navio de treino de mar. Os mastros já se encontram reconstruídos com novos mastareus de aço. Repare-se que na fotografia o navio estava muito leve. Da adaptação às funções de treino de mar fez parte depois a instalação de lastro fixo.
O CREOULA foi depois para Alhandra e esteve atracado em diversos cais do porto de Lisboa, nomeadamente a doca de Alcântara, antes de ser entregue à Marinha de Guerra a 1 de Junho de 1987.
Quando esta fotografia foi tirada o navio era comandado pelo Capitão da Marinha Mercante António Marques da Silva, que em simultâneo dava aulas práticas de Marinharia na Escola Náutica Infante D. Henrique, em Paço de Arcos. Foi o meu melhor professor de todos os que conheci por lá: tinha grande conhecimento dos assuntos e sabia transmitir esses conhecimentos aos alunos com uma simpatia natural invulgar. Muitas vezes dava aulas práticas no CREOULA, por onde passei nesta época.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2008-02-05

CREOULA durante a transformação em NTM

Ao contrário da construção do CREOULA, que foi realizada em 1937 em tempo "record", a adaptação a navio de treino de mar foi muito demorada, decorrendo quase sete anos entre o início dos trabalhos e a entrega do navio à Marinha.
Um dos factores associado a essa demora excessiva foi a falência do estaleiro Parry & Son, a quem foi adjudicada a transformação.
A fotografia que se apresenta foi efectuada a 11 de Maio de 1984, dias depois de o navio ter sido entregue à Direcção Geral das Pescas inacabado. O CREOULA esteve algum tempo imobilizado na Doca de Alcântara até seguir para Alverca em 1985, onde se construiram os alojamentos dos instruendos.
Note-se que esta imagem não apresenta ainda as vigias a meio navio que depois foram abertas.
Independentemente da morosidade de todo este processo, a recuperação do CREOULA por parte do Estado foi um acto muito meritório, sendo igualmente de realçar a opção correcta de entregar o navio à Marinha, que ao longo destes 20 anos tem sabido acarinhar de forma particular o antigro lugre bacalhoeiro, proporcionando-lhe uma vida digna e prestigiando as tradições marítimas e o nome de Portugal.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

CREOULA NO FUNCHAL a 7-04-1988

Bonita fotografia do CREOULA largando do porto do Funchal a 7 de Abril de 1988 numa das primeiras visitas à Madeira após transformação em Navio de Treino de Mar.
Desde que foi entregue à Marinha em 1 de Junho de 1987, o CREOULA já proporcionou experiência de mar a cerca de 20.000 instruendos civis, na sua maioria portugueses.
Texto de Luís Miguel Correia. Fotografia da colecção L.M.Correia (negativo cedido por Luís Filipe Jardim, que foi o autor da foto). Direitos reservados (copyright)

2008-02-04

CREOULA EM MODO DE INVERNO





Desde os tempos da pesca do bacalhau, entre 1937 e 1973, que o Lugre CREOULA passa o Inverno imobilizado no Tejo.
Quando pertencia à Parceria Geral de Pescarias o período entre campanhas era passado amarrado às bóias no rio Coina, em frente à Azinheira Velha.
Desde que cumpre a nobre missão de divulgar o Mar Português entre a população civil, com destaque para os jovens, como Navio de Treino operado pela Marinha Portuguesa, o NTM CREOULA passa os meses de Inverno atracado a um dos cais da Base Naval de Lisboa, no Alfeite, onde o navio se encontra actualmente.
Por amável convite do Comando do CREOULA visitámos o navio no passado dia 1 de Fevereiro e aqui deixamos diversos testemunhos fotográficos: o CREOULA em período de descanso e preparação para nova série de viagens programadas para 2008.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2008-01-23

CREOULA NO TEJO



Duas imagens do CREOULA fundeado no Tejo junto a Belém. Mais duas fotografias da colecção LMC, tiradas de cima do Padrão dos Descobrimentos há bastantes anos, na década de noventa.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2008-01-22


Tirei esta fotografia no preciso momento em que fundeávamos em Porto Santo, em 22 de Julho de 2000, pelas 10h00. Por um segundo não captei o ferro a beijar a água, apesar de ter sido essa a intenção. O problema é que a máquina fotográfica era bera e atrasava muito, mas foi o suficiente para captar a sombra da proa no fundo do mar. Estávamos a fundear em Porto Santo, com pouca profundidade. Apenas largámos algumas quarteladas de ferro!! Para tirá-la, arrisquei-me a uma multa pesadíssima (uma palete de cervejas para os marinheiros), porque estavámos a meio de uma faina geral para efectuar a manobra e tive de ir à proa, debruçar-me por completo e quase caí ao mar!!!
* * * * *
Colocámos hoje no Blogue do Creoula na [Imprensa] uma notícia referente à participação no CREOULA nas comemorações dos 500 anos do Funchal. Texto e fotografia de Raquel Sabino Pereira. Direitos reservados (copyright).

2008-01-14

CREOULA no Funchal, Madeira

O CREOULA fotografado no porto do Funchal por Luís Filipe Jardim no final dos anos oitenta.
Nos seus cruzeiros de treino de mar, o CREOULA visita frequentemente as Ilhas dos Açores e Madeira, sendo provável a presença do navio nas comemorações do Dia da Marinha de 2008, a decorrer no Funchal, bem como na regata comemorativa dos 500 anos da cidade do Funchal, em Setembro próximo.
Texto de Luís Miguel Correia. Fotografia da colecção L. M.Correia. Direitos reservados (copyright)

«Postal do Creoula»

(A saudosa «Espuma», a anterior mascote do CREOULA)


Este hino ao Creoula, da autoria do instruendo Bernardo Pinto, ilustra bem a vida a bordo...

«Querida mãe, querido pai, então que tal?
Nós navegamos do jeito que Deus quer
Entre os dias que sopram, menos mal
Lá vem uma faina que nos dá que fazer

Neste barco nunca está tudo feito
A guarnição quer tudo no lugar
Se não há uns quantos cabos para colher
Chamam-se todos ao convés baldear

Quando há faina, isso é uma alegria
Luvas nas mãos para as velinhas içar
Bujarrona, traquete ou mezena
Que ainda por cima depois temos de arrear

O balançar é uma constante da vida
Neste pequeno mundo giratório
Para a alma mais sensível está prevista
Uma revigorante ida ao gregório!

Mas falemos de coisas bem piores,
Logo cedo pela manhã faz-se faxina
Amarelos, sanitas e corredores
Uma vez lá já não há saída

Que me havia de sair esta encomenda,
Não sabia quando dei a inscrição
Esta cena é dura a valer
Com cruzeiro tem pouca comparação

Há marujos na Marinha bem tramados
Inventam mil coisas para fazer
Quando julgávamos estar dispensados
Arranjam serviço para nos entreter

Mas nem tudo é desgraça neste mar
A Madeira foi boa de se ver,
Porto Santo isso foi só bronzear
Lá só nos deram sandezinhas para comer

À noite olhar o céu estrelado e
Esperar para ver o nascer do Sol
No Oceano somos o centro do Mundo
A sensação que dá para enganar o briol

O melhor mesmo foi toda esta gente
Que aqui acabou por se conhecer
Muitos amigos vão ficar desta viagem
Onde os fizemos nunca vamos esquecer

Visitadas as Desertas, Embarcar!
Toca a virar proa a Lisboa
Contamos em poucos dias lá chegar
Se a corrente não nos levar até Goa

Já não tenho mais queixinhas para fazer
Cumprimentos ao nosso pessoal
E no final de contas vamos ver
Se o Creoula não me vem a ser fatal.

E no final de contas vamos ver
Se o Creoula não me vem a ser fatal


Bernardo Pinto
Instruendo nº 24
26 de Julho 2000

In «Diário de Bordo da Viagem do Creoula à Madeira, de 19 a 31 de Julho de 2000», de Raquel Sabino Pereira (por comunicação via rádio a partir do CREOULA).


Texto e fotografias de Raquel Sabino Pereira. Direitos reservados (copyright)

2008-01-11

CREOULA EM CASCAIS


Uma antiga fotografia do CREOULA em Cascais, a navegar em frente ao Marégrafo, com a luz de fim de tarde a anúnciar a noite...
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

CREOULA EM CASCAIS

Duas das minhas fotografias mais antigas do Navio de Treino de Mar CREOULA relativas ao período inicial após entrega pelo Estado à Marinha.
Estava em Cascais e o CREOULA andava a fazer evoluções na Baía, aproximando-se muito do Marégrafo, onde me encontrava e diga-se de passagem, passei horas a ver o navio e a tirar fotografias, como se pode concluir das variações de luz...
Construído em poucos meses em 1937 nos estaleiros de Lisboa (CUF /AGPL), foram necessários 10 anos para fazer a transformação do navio, de bacalhoeiro para navio-escola.
A ideia primitiva era transformar o CREOULA em museu e colocá-lo numa doca seca junto à Escola de Pescas, em Pedrouços, mas felizmente houve a vontade política e os meios para manter o navio no activo.

Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

CREOULA A SAIR DE LISBOA EM 1988




Imagens do CREOULA a descer o Tejo, na tarde de 7 de Novembro de 1988.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

CREOULA AO LARGO DE CASCAIS


O CREOULA fotografado ao largo da Baía de Cascais a 27 de Outubro de 1987.
Texto de Luís Miguel Correia; fotografia da colecção L.M.Correia. Direitos reservados (copyright)

2007-11-14

CREOULA NA CARREIRA DE CONSTRUÇÃO

O lugre de quatro mastros CREOULA fotografado do cima de uma das gruas do Estaleiro Naval da AGPL em Maio de 1937. Pela proa vê-se a Avenida 24 de Julho. As carreiras do Estaleiro da Rocha, nas quais foram construidos dezenas de navios foram desmontadas há alguns anos. O estaleiro ainda funciona na actividade de reparação naval.
Texto de Luís Miguel Correia. Fotografia da colecção da Família Bensaude. Direitos reservados (copyright)

2007-11-10

ALFAMA e o CREOULA...


O lugre CREOULA atravessou o Tejo e veio do Alfeite de fim de semana até à Doca da Marinha. Escondido por entre o casario de Alfama sempre lhe conseguimos fotografar os mastros engalanados. Que pena o CREOULA e os outros magníficos navios de vela da Marinha Portuguesa não estarem habitualmente mais visíveis relativamente à mui nobre arraia miuda lisboeta. É importante mostrar os navios para desenvolver o gosto pelo Mar...
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

BELEZA INTEMPORAL


Um veleiro branco em mar azul profundo. Um quadro de beleza intemporal a fazer sonhar a dupla magia do navio e do mar. Sempre o CREOULA que a todos encanta desde há 70 anos. Um dos navios portugueses mais emblemáticos.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

CREOULA no Peter's


O NTM CREOULA é um visitante regular do mais cosmopolita dos portos açoreanos. No bar mais cosmopolita desse porto, uma placa oferecida pelo saudoso primeiro Comandante do navio após transferência para a Armada em 1987, o Sr. Cte. Silva Dias, testemunha essa ligação do CREOULA à Horta. Um belo navio e uma cidade do Mar por excelência.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

CREOULA recordado na Horta

"Manhã de sol, um mar verde carregado, o castelo da proa e as baleeiras cobertas de neve, o ar mordido por pequenos dentes de um branco imaculado..." in NOS MARES DO FIM DO MUNDO, Bernardo Santareno, 1950
Na cidade da Horta, frente ao porto mais cosmopolita dos Açores, o Pico ali mesmo sobranceiro, há um hotel lindíssimo - HOTEL DO CANAL, cuja decoração interior conta a memória da pesca do bacalhau com uma exposição permanente de modelos e imagens de antigos navios da Parceria Geral de Pescarias. Mais um atractivo para ir à Horta...
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)