No dia 1 de Janeiro de 1937 a gerência do estaleiro naval da Administração-Geral do Porto de Lisboa passou da Sociedade de Construções e Reparações Navais para a Companhia União Fabril, na altura o maior grupo industrial português, criado por Alfredo da Silva.
Com a nova concessão a CUF herdou da empresa anterior os contratos para a construção dos lugres bacalhoeiros construções 32 (CREOULA) e 33 (SANTA MARIA MANUELA) e de um navio para os Pilotos de Lisboa.
Este anúncio alude a essa primeira fase do estaleiro da CUF na Rocha do Conde de Óbidos, com um navio na carreira. Além deste estaleiro, a CUF já exercia a actividade de construção e reparação naval no Barreiro.
A qualidade de construção dos primeiros navios provou ser muito boa: tanto o CREOULA como o seu irmão mais novo atestam a robustez dos cascos de 1937, passados setenta e cinco anos. Imagem cedida por Carlos Pita a quem agradecemos a lembrança.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia