Antigo lugre bacalhoeiro da Parceria Geral de Pescarias, empresa do Grupo Bensaude que durante mais de um século foi um dos principais protagonistas da Faina Maior, ainda que de forma discreta, o CREOULA deixou muitos vestígios na Azinheira Velha, a antiga seca da Parceria, sitiuada na margem direita do rio Coina, frente à Siderurgia, e que se mantém desactivada mas relativamente bem preservada como testemunho de uma indústria tradicional já desaparecida na zona de Lisboa: a pesca e seca do bacalhau.
Um dos mais importantes navios da frota da Parceria foi o CREOULA, que pescou todos os anos no Atlântico Norte, de 1937 a 1973. Entre as campanhas o navio amarrava a uma das bóias e passava o Inverno junto aos restantes navios da frota, que incluiu nomes tão famosos e tradicionais como ARGUS, HORTENSE ou GAZELA...
O edifício da Direcção da PGP encontra-se cheio de testemunhos visuais desse passado adormecido, como este quadro com planos do CREOULA, amarelecido com o tempo, do qual reproduzimos alguns pormenores.
Carregar sobre as imagens para as ampliar e ler as legendas respectivas.
Um agradecimento especial ao Sr. Helder Claro por mais esta romagem ao mundo secreto do CREOULA.
Fotografias de Luís Miguel Correia - 2010