2010-10-14

SANTA MARIA MANUELA em Lisboa

O SANTA MARIA MANUELA entrou em Lisboa pelas 13H00 de 13 de Outubro na segunda visita que efectua ao Tejo desde que foi reinaugurado a 10 de Maio último. O navio está atracado ao cais Sul da Doca de Alcântara até ao próximo dia 24 de Outubro, data em que regressará a Aveiro.
Apesar de o irmão gémeo CREOULA se encontrar também em Lisboa, não está previsto um encontro físico dos dois famosos lugres portugueses lançados à água em Lisboa a 10 de Maio de 1937 com apenas um intervalo de 3 minutos...




Fotografias tiradas a 13-10-2010 por Luís Miguel Correia

2010-10-11

O CREOULA NA BENÇÃO DOS BACALHOEIROS EM 1938

Quando foi construído em 1937 para a Parceria Geral de Pescarias, o CREOULA  apresentava o casco pintado de cor sangue de boi com uma risca amarela, como se pode ver na fotografia tirada por ocasião da festa de benção da frota bacalhoeira de Abril de 1938, ocasião em que o CREOULA foi o centro dos acontecimentos, com uma festa oferecida a bordo às entidades oficiais e individualidades diversas, os quais foram recebidos pelo armador Sr. Vasco Bensaude.
O CREOULA está muito carregado, pronto para largar para a Terra Nova, mas parece um grande iate de um qualquer milionário a caminho do Mónaco...
Fotografia da colecção Luís Miguel Correia

Recordando os 70 anos do CREOULA

O aniversário dos 70 anos da data de lançamento à água do Navio de Treino de Mar CREOULA, celebrado a bordo no dia 10 de Maio de 2007, com o nosso lugre atracado à Doca da Marinha, foi um dia especial na história do navio, tendo sido montada a bordo uma exposição documental composta por fotografias, pinturas e objectos diversos associados ao CREOULA.
Na imagem, entre vários objectos expostos, destaque para uma pintura original de Fernando Lemos Gomes, cedida ao navio por Raquel Sabino Pereira, a proprietária do quadro, sendo o CREOULA retratado no tempo da pesca do bacalhau, em viagem para os bancos da Terra Nova.

Passagem do Búgio 4-10-2010



Em princípio foi a última largada de Lisboa do CREOULA no âmbito da programação do navio para este ano de 2010, uma vez que os próximos meses serão passados atracado na Base Naval de Lisboa, no Alfeite.
Seguindo o navio a partir de terra, lá consegui registar estas imagens com o CREOULA enquadrado pelo Cabo Espichel e o Farol do Búgio...

Ainda a saída do CREOULA a 4-10-2010

O CREOULA lá seguiu a navegar barra sul fora. À medida que se aproximava da barra, mais se sentia o balanço, com a proa a entrar na água e a subir logo em seguida, proporcionando um baptismo de mar movimentado a alguns dos instruendos embarcados - alunos da escola do Chapitô. Para além do aparato, tudo correu bem e o CREOULA ganhou mais umas dezenas de amigos...


Fotografias tiradas a 4 de Outubro de 2010.

2010-10-08

CREOULA na Doca de Alcântara (7-10-2010)


O CREOULA atracado à Doca de Alcântara ao anoitecer de 7 de Outubro de 2010.

CHAPITÔ embarcado no CREOULA



O Chapitô – Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina embarca, entre os dias 04 e 10 de Outubro de 2010, no NTM Navio de Treino de Mar Creoula.
Este embarque, resultado de um acordo entre esta ONGD – Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento e o MDN - Ministério da Defesa Nacional tem como principal objectivo o da promoção de uma residência artística orientada para as actividades educativas e de formação da EPAOE – Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo do Chapitô.
No NTM Creoula serão apresentadas um conjunto de provas-espectáculo pelos alunos da EPAOE sob direcção artística do corpo pedagógico deste mesmo projecto educativo, procedendo-se, pelas 18H30M do dia 08 de Outubro do corrente ano, no Cais da Doca de Alcântara e num exercício encenado, à abertura do ano lectivo 2010/ 2011.
Pelas 20H00 do mesmo dia será servido um cocktail volante e, a encerrar o evento, pelas 21H00, terá lugar a apresentação do espectáculo “Chapitô à Vela”, criação colectiva com direcção artística desta colectividade.
Nos dias 09 e 10 do mesmo mês, o Chapitô embarcará em direcção à Marina de Cascais onde, no dia 09, dinamizará, em terra e numa parceria com aCâmara Municipal de Cascais, um conjunto de workshops circenses.
No dia 10, numa parceria com a AJU – Associação Jerónimo Usera, o Chapitô acolherá, em mar, a visita de um grupo de 20 (vinte) jovens com idades compreendidas entre os 10 (dez) e os 16 (dezasseis) anos.
Sendo a EPAOE um projecto educativo em que a área do corpo tem uma importância basilar na formação artística, a residência artística em alto mar e a possibilidade de treinos em espaços preparados para o exercício da robustez física permitem, por um lado, a capacitação para o exercício das artes em diversos contextos – mar, espaço público e infra-estruturas culturais– e, por outro lado, o cruzamento da formação em artes de circo com a formação militar.
Texto e cartaz retirados do site do Chapitô...

O CHAPITÔ no CREOULA

Diário de bordo do CREOULA segundo o Chapitô... Ver aqui... E hoje dia 8 de Outubro haverá espectáculo de abertura do ano lectivo 2010 / 2011 com a presença do CREOULA... 
O navio está atracado ao cais norte da Doca de Alcântara desde o dia 6 de Outubro.

CREOULA na barra grande do Tejo (4-10-2010)



Continuando a navegar rumo ao Atlântico, o CREOULA lá seguiu pelo canal da barra sul do Tejo, a barra grande, por contraste com a barra norte ou corredor...

CREOULA rumo à barra (4-10-2010)


Liberto do cenário físico da margem sul do Tejo, o CREOULA lá prosseguiu a sua navegação, passando Algés, a proa enfiada a Paço D'Arcos, o farol do Bugio por bombordo...

CREOULA de saída (4-10-2010)



Continuando a descer o Tejo com o pano parcialmente içado, o CREOULA passou a pacata Trafaria (primeira imagem) cujos silos e terminal de descarga de cereais contrastam com a harmonia da margem sul...

CREOULA no Tejo (4-10-2010)




Depois de sair o canal do Alfeite e navegar no Mar da Palha, o CREOULA desceu o Tejo em mais uma largada com rumo à barra. A luz não estava famosa e da margem norte nem sempre se consegue o melhor posicionamento, mas aqui ficam mais algumas imagens da saída com o Chapitô.

2010-10-07

Saída do CREOULA a 4-10-2010


O Navio de Treino de Mar CREOULA largando do Tejo pelas 14H00 de 4 de Outubro de 2010 para mais uma missão de divulgação do mar junto de um grupo de jóvens ligados ao Chapitô... Imagens do CREOULA a navegar no Mar da Palha.

2010-10-02

CREOULA a navegar com "Velacho"


Três imagens do Navio de Treino de Mar CREOULA a navegar das Berlengas para Sesimbra no dia 25 de Setembro último com o "velacho" içado, o que segundo as palavras do actual Comandante do navio " já não se fazia há algum tempo".
O CREOULA está em Lisboa desde 26 de Setembro e vai largar pelas 14H00 de 4 de Outubro para o mar com o Chapitô, estando previsto o navio entrar na doca da Rocha entre 06 e 09 de Outubro (O Chapitô dará um espectáculo a 8 de Outubro pelas 20H00 coreografado no e com o Creoula); O navio regressará depois à BNL a 10de Outubro.
Imagens e informações amavelmente cedidas pelo NTM CREOULA, pelo que aqui fazemos um agradecimento.