2010-08-24

VIDA ÁRDUA NO BACALHOEIRO CREOULA

Esta imagem tirada a bordo do CREOULA nos Bancos da Terra Nova durante a campanha de pesca de 1948 mostra pelas expressões dos tripulantes e da mascote toda a dureza da vida a bordo de um navio de pesca do bacalhau. E não esquecer que o CREOULA era um dos três melhores lugres.
A fotografia é atribuida ao segundo motorista Sr. Armando da Maia Rocha e faz parte do espólio do Cte. José Fraga que em 1948 embarcou como Piloto no CREOULA e fez muitas fotografias.
O cão chamava-se Peito de Ferro, nome bem sugestivo. Hoje o CREOULA é um autentico navio de luxo comparado com outros tempos.

Encontro CREOULA - FUNCHAL


No passado dia 20 de Agosto de 2010 o CREOULA cruzou-se com o paquete FUNCHAL no rio Tejo a montante de Belém.
Este encontro tem algum significado histórico, pois existe uma ligação entre os dois navios: tanto o CREOULA como o FUNCHAL foram mandados construir pelo armador Vasco Bensaude, o CREOULA em 1936 para a Parceria Geral de Pescarias, o FUNCHAL em 1958 para a Empresa Insulana de Navegação, ambas as empresas de propriedade Bensaude.
Passados todos estes anos, não deixa de ser relevante o facto de o Sr. Vasco Bensaude ter mandado construir navios tão carismáticos e de qualidade que conseguiram sobreviver ao desafio do tempo. 
O CREOULA navega há 73 anos sempre com o mesmo nome e bandeira. O FUNCHAL é um dos poucos navios de passageiros clássicos ainda em serviço e que nunca viu o seu nome alterado. Há 49 anos que navega e mantém hoje a mesma bandeira de 1961, a portuguesa, sendo de facto o derradeiro exemplar da frota de paquetes portugueses que em meados da década de 1960 chegou a contar com 26 unidades.
Para além da origem Bensaude comum, tanto o FUNCHAL como o CREOULA são sobreviventes e sobretudo, navios de sorte, pois de facto, em diversas fases da vida de cada um, o factor sorte foi determinante para a continuidade da vida activa respectiva. Sabemos que os navios não são eternos e que estes já ultrapassaram largamente a esperança de vida média, mas são navios tão bonitos e tão cheios de significado para Portugal que de facto deveriam durar para sempre...


CREOULA: viagem a Cádis






O CREOULA saiu de Lisboa a 20 de Agosto último para uma viagem a Cádis com regresso ao Alfeite na tarde de 26 de Agosto, levando a bordo um grupo de 52 instruendos dos Serviços Sociais da Administração Pública.
A próxima saida do CREOULA vai ser a 30 de Agosto, rumo a Ceuta, numa viagem de instrução organizada pela Bee.
Fotografias da saída do navio de Lisboa a 20-08-2010.

CREOULA a largar de Cádis

Imagem gravada do AIS - Localizatodo mostrando o NTM CREOULA a largar de Cádis na manhã de 24 de Agosto de 2010, com destino a Lisboa onde chega na próxima Quinta-feira, 26 de Agosto depois do almoço.

2010-08-11

CREOULA visto do ARGUS

O CREOULA em navegação ao largo da ilha de São Miguel, a caminho da Terra Nova, na Primavera de 1950.
O CREOULA e os restantes navios de pesca da Parceria Geral de Pescarias iam sempre a Ponta Delgada embarcar pescadores dos Açores.
Fotografia de Alan Villiers reproduzida do livro "O Homem e o Mar" de João Gomes Vieira, que recomendamos.

CREOULA no Porto Santo



CREOULA fundeado frente à famosa praia de Porto Santo, no decorrer da última missão do navio, efectuada de 25 de Julho a 5 de Agosto, com a Universidade Itinerante do Mar.
Esta viagem incluiu escalas no Porto Santo, Funchal e Portimão.
Fotografias enviadas pelo NTM CREOULA e tiradas pelo médico de bordo, Dr. Diogo Santos Costa. Agradece-se a colaboração.

2010-08-09

CREOULA em 1973 no MARINTIMIDADES

Um belo texto da Dra. Ana Maria Lopes com imagens originais do Cte. António São Marcos, Imediato do CREOULA na campanha de 1973 publicado no blogue MARINTIMIDADES. Ver aqui...

2010-08-07

GIBA NA MADEIRA

Uma das tradições do CREOULA na fase da Marinha associada à sua vertente de navio de treino de mar, com embarque de instruendos muitas vezes bastante jóvens foi a presença a bordo de uma mascote "Cão de Água", no caso das imagens, a GIBA, que sucedeu à ESPUMA.
Actualmente a GIBA já não integra a guarnição do CREOULA, uma vez que acompanhou o anterior Comandante do navio quando este deixou o CREOULA há alguns meses.
Estas imagens mostram a GIBA a dar as boas vindas a visitantes madeirenses, com o navio atracado no Funchal a 23 de Maio de 2008, quando  participou nas comemorações do Dia da Marinha.
Fotografias cedidas pelo Sr. Cte. Duarte Manuel Chaves Correia, do Funchal. Este Oficial da nossa Marinha Mercante reune o gosto pelos navios (Companhia Colonial, CTM, Governo Regional da Madeira, etc....) com uma grande dedicação aos animais. Obrigado pelas imagens e por nos permitir a sua divulgação.

2010-08-05

CREOULA DE REGRESSO A LISBOA


O CREOULA ao regressar ao Tejo na manhã de 5 de Agosto de 2010, com a Universidade Itinerante do Mar embarcada.
O navio saiu de Lisboa a 23 de Julho e visitou Porto Santo, Funchal e Portimão.
Fotografias de Luís Miguel Correia - 2010