2010-05-31

CREOULA EM PORMENORES

Pormenores diversos do Lugre CREOULA...
Imagens registadas em Portimão a 23 de Maio de 2010 por Luís Miguel Correia

2010-05-29

CREOULA - A Magia do Navio

Cada embarque no CREOULA é único. Se o primeiro nos marca para o resto da vida, o mais recente cria-nos um desejo inexplicável e irresistível de não mais regressarmos a terra e ficarmos escondidos no paiol do pano até virmos a ser descobertos por algum marinheiro que nos terá de denunciar. Se nunca visitou o CREOULA nem nele embarcou, prepare-se. Este navio tem ALMA, tem VIDA, tem uma MAGIA que é difícil explicar e correrá o risco de nunca mais dele querer desembarcar.
Em 21 de Maio de 1988 embarquei pela primeira vez de muitas mais, num mini-cruzeiro às Berlengas. Em 21 de Maio de 2010 tive o privilégio de o poder celebrar a bordo. E de renovar os meus votos de nunca deixar de o celebrar e de o divulgar e à sua história de Mar e de Heróis Marinheiros que nele se faziam à Faina Maior, obrigação por respeito a quem dele fazia o seu modo de vida e de sustento da Família em seis meses de embarque em situações difíceis e algumas das vezes com consequências trágicas. Por admiração também por esses Heróis do Mar cuja história nos ensina que na Vida temos de aprender a viver em sociedade e a respeitarmo-nos no dia-a-dia, sobretudo em condições precárias. Respeitar o próximo, ajudá-lo, cumprir as nossas obrigações e saber ser humilde e pedir ajuda quando estamos com dificuldades em cumpri-las, para que se leve o navio a bom porto. E perceber que, se não cumprirmos as nossas obrigações, poderemos prejudicar os outros e o sucesso da missão, qualquer que seja. Essa é a verdadeira lição do CREOULA, que a Marinha de Guerra Portuguesa tão bem tem preservado como autêntica ESCOLA DE VIDA.
Vinte e dois anos depois a magia mantém-se. Acrescida do alívio de ver este navio tão bem entregue a um Comando de uma competência, firmeza e honradez raras e a uma Guarnição liderada por um Mestre de Alma Grande e Coração de Oiro. Que Deus os guarde e os acompanhe sempre e lhes dê força e coragem para esta tão importante missão. E que ilumine todos os Portugueses e lhes ensine a importância do Mar e dos Navios Portugueses como fonte de inspiração para se ultrapassar todas as crises se, todos juntos, trabalharmos como um só. VIVA O CREOULA!
Fotografia e texto de Raquel Sabino Pereira - 2010

SANTA MARIA MANUELA ABERTO A VISITAS

O lugre SANTA MARIA MANUELA está aberto à visita dos seus muitos amigos durante este fim de semana na Gafanha da Nazaré: Sábado e Domingo, 29 e 30 de Maio de 2010 das 9h30 às 18h00, com intervalo das 12h00 às 14h00.
Uma boa oportunidade para ir a bordo de um navio magnífico renascido a partir de um velho casco graças a muitas vontades concretizados pela empresa Pascoal. Mais informações aqui.

DÓRIS A BORDO DO CREOULA

A memória do antigo lugre bacalhoeiro presente no tombadilho do actual navio de treino de mar: dóris pintados e cor sangue de boi, a mesma que foi utilizada para pintura do casco do navio em 1937, como se pode ver no modelo existente no Museu de Marinha de Lisboa.
Fotografia de Luís Miguel Correia - 2010

2010-05-28

DESEMBARQUE DIFÍCIL

Confesso que após um curto período passado a bordo do CREOULA por ocasião do Dia da Marinha, me foi difícil deixar o navio e descer esta escada. A magia do CREOULA falou mais alto que a pura racionalidade habitual.
Tal já não me acontecia há anos, pois se de início as viagens por mar eram vividas com ansiadade e uma contagem de dias decrescente até ao embarque, a regularidade com que viajo em navios tornou essa experiência normal, sabendo que após a viagem em curso num dado momento outras se seguirão. E no fundo todos os navios são belos, embora uns mais belos que outros.
Enfim, questões "filosóficas" próprias de quem sente e entende a alma dos navios, o que é desde sempre o meu caso... E, claro há navios que nos marcam pela vida fora, caso do FUNCHAL, de que me lembro desde as suas primeiras viagens em 1961 e no qual embarquei pela primeira vez em Setembro de 1963, ou deste magnífico CREOULA, cuja transformação  para navio-escola acompanhei nos anos oitenta, quando tive a sorte de ser aluno de marinharia prática do então Comandante do navio, Capitão António Marques da Silva.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia - 2010

INDICATIVO DE CHAMADA: CTEL


"CTEL" (Charlie-Tango-Eco-Lima) é um conjunto de quatro letras que formam o indicativo visual ou de chamada identificativo do N.T.M. CREOULA desde 1 de Junho de 1987, data em que este navio foi transferido da Secretaria de Estado das Pescas para Marinha Portuguesa.
Cada navio tem o seu indicativo de chamada atribuído pelo País de bandeira de acordo com a convenção do Código Internacional de Sinais que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 1934. As quatro letras são atributo exclusivo de um determinado navio, e as duas primeiras letras indicam o país de bandeira.
A Portugal foram atribuídas as letras prefixo "CS", "CT" e "CU", sendo as letras CS atribuídas normalmente a navios de comércio, CT a navios de guerra e CU a navios de pesca ou navios com o registo MAR (Registo Internacional de Navios da Madeira). 
As bandeiras com o indicativo visual são içadas durante a manobra em porto, a partir do momento em que é largado o último cabo ou se suspende o ferro, devendo ser içadas ao mesmo tempo que se arria o "Jack". Este conjunto de bandeiras deve permanecer içado até o navio sair do porto ou voltar a atracar, o que no caso de Lisboa é à saída da barra do Tejo, entre torres.
Em Portugal já só os navios da Marinha de Guerra cumprem regularmente este procedimento, mantendo a tradição, como se vê nas duas imagens fotografadas no dia 22 de Maio a bordo do CREOULA durante a desatracação de Portimão.
De 1937 até 1987 o indicativo de chamada do CREOULA foi constituído pelas letras CSFY.
Texto e imagens de Luís Miguel Correia - 2010

2010-05-27

NAVIOS DA CLASSE CREOULA


Em 1936 a Parceria Geral de Pescarias encomendou ao arquitecto naval iglês Alexander Slatter o projecto de uma nova classe de bacalhoeiros de aço, inspirados nas famosas escunas da Nova Escócia, cujo resultado foi um belo veleiro de quatro mastros e proa lançada, considerado no decorrer da sua carreira o tipo de navio mais prático para a pesca do bacalhau com dóries, de que se construíram três unidades: o CREOULA e o SANTA MARIA MANUELA no ano de 1937, e o ARGUS em 1939.
Os dois primeiros estão a navegar actualmente como navios de treino de mar enquanto o ARGUS aguarda transformação no porto de Aveiro.
O antigo Grémio dos Armadores da Pesca do Bacalhau editou um album com fichas descritivas de todos os navios de pesca de bacalhau portugueses, reproduzindo-se as páginas relativas ao CREOULA e irmãos.

ENCONTRO DE IRMÃOS

O encontro do SANTA MARIA MANUELA com o CREOULA no rio Tejo no passado dia 11 de Maio acrescentou uma página à história destes lugres gémeos que sortes diferentes afastaram por muitos anos. O milagre da ressurreição do SANTA MARIA MANUELA veio enriquecer o legado dos navios e do mar, montribuindo para que se voltem a enfrentar grandes desafios oceanicos de inspiração portuguesa.
Um momento especial desse reencontro histórico foi a saudação do SMM ao CREOULA, cerca das 21H00, pouco depois de suspender, quando largou Tejo abaixo de regresso a Aveiro. Senti o momento ouvindo os apitos de terra, mas de bordo do CREOULA foram feitas estas fotografias únicas que agora partilhamos por amável cedêcia da guarnição do CREOULA
Fotografias tiradas pela guarnição do CREOULA a 11 de Maio de 2010 em Lisboa.

2010-05-26

Leme: 10º a Bombordo...

O CREOULA é uma fonte inesgotável no que se refere à fotografia, não só pela beleza única deste navio como pela dimensão humana da vida a bordo. Não é fácil estar embarcado num antigo veleiro como o CREOULA mas os oficiais e guarnição do navio superam-se em dedicação e eficiência. E recebem bem os Amigos, como constatámos uma vez mais. Um obrigado especial ao CREOULA e à Marinha Portuguesa.
Fotografias de Luís Miguel Correia tiradas durante a manobra de entrada em Portimão a 22 de Maio de 2010.

CREOULA em aproximação a Lisboa


A aterragem do CREOULA a Lisboa ontem, 25 de Maio de 2010 foi assim, com visibilidade relativamente fraca e mar suficiente para o navio mexer, ajudado pelas sempre fieis "pancadas da barra".
Em dado momento enquadrei o CREOULA com um veleiro estrangeiro, mais pequeno que ia de saída e reagia violentamente ao mar, parecendo saltar literalmente sob o efeito da ondulação. Por momentos pareceu voltar o tempo dos veleiros, não fose o facto prático de ambos os navios seguirem a motor.
Para ampliar as imagens e ver pormenores basta fazer "click" sobre cada fotografia.
Fotos de Luís Miguel Correia - 2010

Entrando a barra...


CREOULA passando o farol do Bugio ao entrar a barra do Tejo na tarde de 25 de Maio de 2010 de regresso de Portimão e Setúbal.
Fotografia de L. M. Correia - 2010

2010-05-25

Desfile Naval de 23 de Maio

Com a sua presença graciosa e tradicional, o CREOULA encerrou o desfile naval de Portimão no passado dia 23 de Maio. Mais fotografias e informação aqui...
Na imagem, o CREOULA navega na foz do rio Arade com a guarnição em formatura.

ATLÂNTICO AZUL a ver o CREOULA passar

Não resistimos a publicar esta imagem da bloguista Sailor Girl do famosíssimo ATLÂNTICO AZUL registada na barra do rio Arade no final do desfile naval de 23 de Maio que foi encerrado com a passagem do CREOULA que se vê na imagem ao lado de SG...
Concordamos com a expressão visível na imagem de que o CREOULA nunca é demais, e ficam logo muitas saudades.
Sailor Girl e CREOULA fotografados por Luís Miguel Correia

CREOULA À VISTA

O sistema AIS deste blogue acaba de detectar o CREOULA a sair a barra do rio Sado com destino a Lisboa onde está prevista a chegada do navio à Base Naval de Lisboa pelas 17h30.
O CREOULA visitou o porto de Setúbal na viagem de regresso de Portimão e esta manhã embarcou um grupo de convidados da Marinha ligados ao Instituto Diplomático.

AMIGOS DO CREOULA

O CREOULA impõe a sua presença carismática e tradicional sempre que visita portos nacionais ou estrangeiros. Foi o que se verificou agora em Portimão, de 19 a 23 de Maio de 2010, por ocasião das comemorações do Dia da Marinha. 
Centenas de pessoas, incluindo turistas estrangeiros, visitaram o CREOULA, que vai sempre aumentando a sua popularidade com novos amigos e admiradores, como este grupo de crianças que fotografei a bordo no dia 23. Quem sabe se a visita não terá despertado em algumas destas crianças uma vocação de futuro no mar?
Fotografia de Luís Miguel Correia a bordo do CREOULA

Empresa de pesca salva lugres bacalhoeiros

"O Santa Maria Manuela (SMM) e o Argus são os dois lugres bacalhoeiros de quatro mastros que foram adquiridos e salvos da inactividade definitiva pela empresa de pesca e transformação de pescado Pascoal & Filhos, S.A. Os navios vão ser aproveitadas para o "turismo de vocação marítima" e prevê-se que o SMM faça as suas primeiras viagens temáticas já neste verão.
Aníbal Paião, um dos accionistas da Pascoal & Filhos, explicou ao Diário de Notícias em que consiste a nova vertente turística que pretende promover: "Não é turismo de massas, é turismo de nicho. O navio leva 50 pessoas, é intmista e queremos que seja também familiar". 
O SMM e o Argus faziam parte da Frota Branca portuguesa que, na época da II Guerra Mundial, reunia um conjunto de navios de pesca do bacalhau, todos pintadas de branco, como sinal da neutralidade lusa no conflito. Em 1993, o SMM parou a actividade, apesar da extinta Fundação SMM ter tentado recuperar o navio.
Em 2007, a Pascoal adquiriu o SMM, do qual apenas restava o casco. Os sócios Aníbal Paião e João Vieira avançaram com a restauração de um dos mais célebres símbolos da faina maior. Actualmente, o SMM mantém um aspecto exterior próximo do original, mas o interior foi completamente remodelado - salas para reuniões, ar condicionado, cozinha mais espaçosa e moderna e camarotes com casa de banho privativa são algumas das novas valências do navio.
As viagens temáticas a bordo do SMM terão como destinos os Açores, a Madeira e o Mediterrâneo. As pessoas participantes, "se quiserem, são divididas por grupos, fazem quartos (turnos de quatro horas), navegação antiga e moderna, leme, vigia, faina das velas, podem ir para a cozinha ou acompanhar o oficial maquinista", explicou Aníbal Paião ao Diário de Notícias.
Nos planos encontram-se ainda viagens ao Canadá, Islândia e Noruega, ao serviço da "divulgação da história da pesca do bacalhau" e para "encontrar-se com outros navios da empresa que estão a operar e mostrar como é a pesca em alto mar".
Entretanto, o SMM já realizou a sua primeira viagem turística rumo a Lisboa, para participar nas cerimónias oficiais de recepção ao Papa Bento XVI.
Por sua vez, o ARGUS - que de momento se chama "Polynesia" - foi comprado pela empresa em 2008 e está, neste momento, a aguardar restauração. 
A empresa Pascoal & Filhos foi fundada em 1937 pela família Pascoal, de Aveiro sendo uma das poucas empresas armadoras portuguesas com navios de pesca de bacalhau ainda em actividade.
A imagem mostra os lugres SANTA MARIA MANUELA e POLYNESIA (ARGUS) atracados na Gafanha da Nazaré no dia 24 de Maio de 2010, fotografados por Luís Miguel Correia
Resumo de texto publicado dia 24 de Maio de 2010 no Diário de Notícias, corrigido e editado para o BLOGUE DO CREOULA por Luís Miguel Correia.

CREOULA no desfile naval em Portimão


O navio de treino de mar CREOULA fotografado a 23 de Maio de 2010 junto à barra do rio Arade durante o desfile naval comemorativo do Dia da Marinha de 2010.
O CREOULA permaneceu em Portimão de 19 a 23 de Maio, apesar de no dia 22 ter saido para o mar fundeando frente à praia da Rocha, para permitir a atracação de navios de passageiros no cais comercial.
Nestas imagens sobressai  a grande beleza do navio que recebeu a bordo algumas centenas de visitantes.

2010-05-24

FESTA DE BANDEIRAS


CREOULA em Portimão, dia 23 de Maio de 2010: antes da largada, as bandeiras do código internacional de sinais que decoravam  os mastros são arriadas numa manobra ao mesmo tempo interessante e colorida...
Fotografias de Luís Miguel Correia - 2006

FESTA DE BANDEIRAS


O CREOULA é de facto um navio de uma beleza extraordinária: a sua presença no Dia da Marinha em Portimão marcou um regresso ao serviço activo após muito tempo parado para reparações.
Fotografias de Luis Miguel Correia, acabado de regressar do N.T.M. CREOULA.

2010-05-21

SANTA MARIA MANUELA E CREOULA...


Os irmãos CREOULA e SANTA MARIA MANUELA juntos em Lisboa num reencontro histórico dia 11 de Maio de 2010.
Os navios foram encomendados em 1936 segundo projecto desenvolvido para a Parceria Geral de Pescarias. Foi atribuído ao CREOULA o número de construção 32 e ao SANTA MARIA MANUELA o nº 33. O contrato foi assinado com a Sociedade de Construções Navais, que até 31 de Dezembro de 1936 foi concessionária do Estaleiro Naval do Porto de Lisboa, tendo sido atribuídos aos navios números de construção de acordo com esta empresa. A transferência da concessão para a Companhia União Fabril a 1 de Janeiro de 1937 não trouxe alteração dos números de construção, tendo a CUF recomeçado a contagem de números de construção a partir de 100 depois destes navios terem sido efectivamente construídos e entregues em Junho de 1937.
O SANTA MARIA MANUELA era para se ter chamado ARGUS, mas o contrato relativo a este navio foi cedido pela Parceria à Empresa de Pesca de Viana, acabando por ser encomendado à Holanda outro ARGUS, entregue em Maio e 1939 e que aguarda na Gafanha da Nazaré que a Pascoal o recupere.
Texto e fotos de Luís Miguel Correia

2010-05-18

CREOULA em Lisboa 11 de Maio

Album de recordações do NTM CREOULA: o navio fundeado no Mar da Palha em frente  Lisboa a 11 de Maio de 2010 próximo da Fragata NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA. Duas das unidades da Marinha presentes durante a missa do Papa Bento XVI.
Fotografia de L. M. Correia a bordo do n.m.S. JORGE

CREOULA rumo a Portimão


Posição do NTM CREOULA às 01H45 de 18 de Maio de 2010 em navegação a Sul do Cabo Espichel com rumo 170º e 7.5 nós de velocidade.

2010-05-17

CREOULA NO DIA DA MARINHA 2010

O CREOULA vai ser um dos navios participantes nas comemorações de mais um DIA DA MARINHA, que este ano terão lugar em Portimão, de 15 a 23 de Maio.
O CREOULA larga da Base Naval de Lisboa no dia 17 de Maio de 2010 pelas 22h00 com destino a Portimão, onde tem chegada prevista para as 07h00 de 19 de Maio. Devido a falta de espaço de atracação no porto de Portimão, no dia 22 o CREOULA saiu para o mar por forma a permitir a entrada no porto de um navio de passageiros. No dia 23 o nosso CREOULA participa no desfile naval e regressa ao Tejo, com uma passagem por Sesimbra, dia 25 de manhã e entrada na BNL no mesmo dia pelas 17h00. Esta viagem do CREOULA é a primeira que o navio efectua desde Outubro de 2008, depois de um período relativamente longo de imobilização para reparação no Arsenal do Alfeite. Bom regresso aos mares, CREOULA...
Fotografia do CREOULA fundeado em Lisboa no passado dia 11 de Maio tirada por Luís Miguel Correia

2010-05-12

CREOULA na visita papal



Imagens do CREOULA fundeado frente ao Terreiro do Paço no dia 11 de Maio de 2010 durante a visita do Papa Bento XVI a Lisboa.
Fotos de Luís Miguel Correia-2010

CREOULA na visita do Papa Bento XVI


Imagens do CREOULA frente à Praça do Comércio durante a participação do navio na cerimónia religiosa associada à visita a Lisboa do Papa Bento XVI.
Fotografias de Luís Miguel Correia-2010