2007-08-30

CREOULA na Base Naval de Lisboa 2007-08-30




Regressado de um longo cruzeiro no Mediterrâneo a 25-08, o CREOULA encontra-se atracado ao Cais 5 da Base Naval de Lisboa, onde fizemos estas imagens (2007-08-30).
Este lugre encanta. Um dos mais famosos navios portugueses, misto de história viva, a proa magnífica sempre rumo a um futuro que se quer de Mar...
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2007-08-29

(«No Quarto das 04h00 às 08h00»)
Colocámos hoje no Blogue do Creoula na [Imprensa] uma das inúmeras notícias veiculadas pelo Government of Newfoundland and Labrador (Canadá) em 1998. Trata-se da notícia «Volunteers sought for historic Trans-Atlantic voyage», de 24 de Abril de 1998, e está colocada no post com a mesma data. Brevemente disponibilizaremos as restantes.
Texto e fotografia de Raquel Sabino Pereira. Direitos reservados (copyright)

2007-08-27

Giba, a simpática Mascote do "Creoula"

Vejam no [Blogue do Creoula na Imprensa] algumas das notícias veiculadas pela Imprensa das Astúrias.
Fotografia e texto de Raquel Sabino Pereira. Direitos reservados (copyright)

CREOULA REGRESSOU À BASE



Missão cumprida, o Navio de Treino de Mar CREOULA regressou esta manhã à Base Naval de Lisboa após um longo cruzeiro de 2 meses pelo Mediterrâneo. A bordo umas dezenas de estudantes de Espanha e Portugal e respectivos instructores que desembarcaram com o CREOULA no coração...
Na verga de sinais içada a Estibordo, a bandeira do Atlântico Azul, estandarte pessoal da Raquel Sabino Pereira que completou mais um embarque no seu adorado CREOULA. Uma homenagem à dinamizadora do blogue Atlântico Azul e ilustre Comodoro do Centro Náutico Moitense.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2007-08-25

CREOULA EM SESIMBRA 2007-08-24




O NTM CREOULA fundeado em Sesimbra na tarde de 24 de Agosto de 2007, no regresso do Mediterrâneo. Património marítimo português no seu melhor.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2007-08-24

CREOULA NO MUSEU DE MARINHA




Se o seu programa de fim de semana não está ainda completamente definido e gosta do Mar e de Navios, que tal uma visita ao Museu de Marinha, na Praça do Império, em Belém? Entre muitos atractivos, não deixe de apreciar o magífico modelo do lugre CREOULA na sua forma original com casco "sangue de boi", como foi construído em 1937. Mas há muito mais e à saída não deixe de ver na loja do museu os livros e postais de navios de Luís Miguel Correia...
Para mais informações carregar aqui no site do MUSEU.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Imagem do modelo de CREOULA cedida pelo Museu de Marinha. Direitos reservados (copyright)

2007-08-20

O LANÇAMENTO À ÁGUA A 10-05-1937


O lugre CREOULA a descer a carreira de construção do Estaleiro Naval da CUF, em Lisboa, no dia 10 de Maio de 1937, onde foi lançado à água com grande pompa e circunstância, 5 minutos após o seu irmão gémeo SANTA MARIA MANUELA ter efectuado o lançamento respectivo. Fotografia cedida amavelmente pela Exma. Família Bensaude, antigos armadores do CREOULA, de 1937 a 1979.
Texto de Luís Miguel Correia. Fotografia da colecção L.M.Correia. Direitos reservados (copyright)

CREOULA FOTOGRAFADO NO ALTO MAR


O lugre bacalhoeiro CREOULA no alto mar, a navegar no Atlântico Norte rumo aos bancos da Terra Nova fotografado de bordo do paquete italiano SATURNIA pelo Armador Sr. Vasco Bensaude. Fotografia cedida amavelmente pela Exma. Família Bensaude.
Texto de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2007-08-08

Tall Ships 2007

Lugre CREOULA fotografado no Tejo em Julho de 2006.


Um destaque muito especial para o Comunicado divulgado pela Armada na passada Segunda-feira, dia 6 de Agosto de 2007, e que disponibilizámos no [Blogue do Creoula na Imprensa]. Dezanove anos depois da minha primeira participação na Cutty Sark Tall Ships' Race de 1988, cujo relato foi publicado numa edição de 1989 da Tall Ships' News, que disponibilizaremos brevemente. Creoula, Navio Escola. Creoula, Navio da Minha Vida.

Texto de Raquel Sabino Pereira e fotografia de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)