2007-05-31

CREOULA no Tejo 2006-07-23




Aspectos do Lugre CREOULA a desfilar no Tejo dia 23 de Julho de 2006 por ocasião da largada dos grandes veleiros que visitaram Lisboa integrados na regata "Tall Ships 2006".

Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

Desfile Tall Ships 2006

O CREOULA saindo o Tejo integrado no desfile de grandes veleiros de 23 de Julho de 2006: um verdadeiro cisne dos mares...
A reconversão do CREOULA como navio-escola e a sua operação ao longo de vinte anos é uma das mais importantes realizações do foro marítimo ocorridas em Portugal nos últimos trinta anos, contrariando a desmaritimização generalizada e servindo de referência para a necessidade imperiosa de todos nós redescobrirmos o mar como elemento de desenvolvimento sustentado nas suas vertentes múltiplas: defesa, indústria, economia, cultura, história, desporto...

Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2007-05-30

PORTUGUESES NA TERRA DOS BACALHAUS

A presença de portugueses nos mares da Terra Nova remonta ao período dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI, constando que em 1492 o navegador João Vaz Corte Real teria atingido a região, conhecida como Terra dos Bacalhaus, devido à abundância do referido peixe.
Nasceu assim em Portugal a indústria de pesca do bacalhau, que atingiu grande importância durante o século XVI, principalmente a partir dos portos de Aveiro e Viana do Castelo. Conjunturas políticas e económicas desfavoráveis traduziram-se num declínio acentuado da actividade durante os dois séculos seguintes, voltando os portugueses a pescar na Terra Nova a partir de 1835, com a Companhia de Pescarias Lisbonense, detentora do monopólio da actividade até 1857.

Por iniciativa da firma Bensaude & Cº., a pesca do bacalhau foi relançada em 1866, com o envio de dois navios a partir da Ilha do Faial. Posteiormente, esta actividade foi transferida para o Continente, adquirindo-se, em 1884, instalações no sítio da Azinheira Velha, Barreiro, na foz do rio Coina. Aí se desenvolveu a secagem de bacalhau e criaram instalações para apoio à frota. Seguiu-se, a 16 de Março de 1891, a constituição da Parceria Geral de Pescarias, sob a forma de parceria marítima, com um capital de 150 contos de reis, detidos maioritariamente por Bensaude & Cª. e a família Bensaude.
Durante mais de um século, a Parceria desenvolveu uma actividade destacada na pesca do bacalhau, integrando a sua frota, veleiros famosos, como o GAZELA PRIMEIRO, HORTENSE, CREOULA ou ARGUS, bem como diversos navios a motor, caso do NEPTUNO de 1958.
Excerto do livro CREOULA DE NOVO NA TERRA NOVA, de L. M. Correia, publicado em 1998 (ISBN 972-96940-7-9) Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

2007-05-28

SANTA MARIA MANUELA EM AVEIRO







Casco do antigo lugre bacalhoeiro SANTA MARIA MANUELA fotografado em Junho na doca seca flutuante do estaleiro Navalria, em Aveiro.

Construído em Lisboa no estaleiro da CUF em 1937 para a Empresa de Pesca de Viana, o SANTA MARIA MANUELA era irmão gémeo do CREOULA, mas teve um percurso de vida diferente, embora estejam a decorrer esforços no sentido de o reconstruir em Aveiro.

Texto e fotografias de Luís Miguel Correia. Direitos reservados (copyright)

LUGRE ARGUS EM LISBOA


Lugre bacalhoeiro ARGUS, da Parceria Geral de Pescarias, fundeado no Tejo em frente a Belém, para a tradicional cerimónia de benção dos bacalhoeiros, que todos os anos tinha lugar em Abril.
O ARGUS era o irmão mais novo do CREOULA e SANTA MARIA MANUELA, tendo sido construído na Holanda em 1939, e apresentando diversas alterações de características relativamente ao CREOULA, nomeadamente maior boca, leme compensado, escotilhas mais amplas.
O facto de as escotilhas serem maiores proporcionou que o navio fosse utilizado como cargueiro na carreira das Ilhas durante a Segunda Guerra Mundial, nos meses de Inverno.
O ARGUS ficou famoso por ser a estrela do livro de Allan Villiers "The Quest of the Schooner ARGUS" e actualmente navega nas Caraíbas como navio de cruzeiros com o nome POLYNESIA.
Texto de Luís Miguel Correia. Imagem de autor desconhecido, da colecção L. M. Correia. Direitos reservados (copyright)

POLYNESIA ex-ARGUS

Imagens actuais do antigo ARGUS da Parceria Geral de Pescarias, irmão do CREOULA e do SANTA MARIA MANUELA, embora com melhoramentos significativos introduzidos no plano original.
Fotografias tiradas nas Caraíbas pelo capitão Benoit Donne, comandante do navio de cruzeiros CLUB MED 2.
Texto de Luís Miguel Correia e fotografias de Benoit Done. Direitos reservados (copyright)